Quando as crianças são jovens, os pais conversam na frente deles sobre diferentes tópicos, sem pensar se é um bom tópico para os pequenos ou não, porque, como eles “não entendem” o que está sendo dito, isso não importa. À medida que as crianças crescem, seus pais podem continuar a ter esse hábito, sem perceber que as crianças começam a entender o que ouvem e há conversas que são mais bem mantidas em sigilo, e as crianças não precisam ouvir tudo!
Embora seja verdade que a sinceridade com as crianças é necessária, também é necessário entender que elas não podem participar de uma conversa adulta porque sua maturidade cognitiva não é desenvolvida. Eles podem interpretar mal algumas coisas ou podem simplesmente não estar preparados para ouvir os outros.
Coisas antigas
Quando as crianças começam a entender do que os adultos estão falando, às vezes os pais, para que elas não queiram saber tudo o que está sendo dito, diga coisas como “LICENÇA FILHO, vamos ter uma conversa entre adultos”. Dessa maneira, os pais pensam que dessa maneira os filhos vão parar de ouvir a conversa. Mas se eles estiverem na frente enquanto falam, eles ouvirão cada palavra que você diz.
Cuidados especiais devem ser tomados em reuniões familiares, onde os adultos começam a falar e no calor do momento em que não percebem a presença de crianças. É perigoso fazer isso e é melhor evitá-lo a todo custo.
Não fale na frente dos seus filhos
As crianças ouvem e, mesmo que não pareçam entender, fazem isso melhor do que você pensa. E se eles não entenderem naquele momento, suas palavras podem estar gravadas em sua memória e, quando ele crescer, ele entenderá perfeitamente o que você queria dizer. Mesmo quando você pensa que eles não estão ouvindo, eles ouvem.
Mesmo que as crianças não entendam o que você está dizendo ou não perguntem nada, elas podem confundir o que você diz e o que é pior, podem ter medo de seus argumentos, porque não as entendem. Você pode imaginar que tem uma conversa importante com sua família e depois seu filho conta na escola porque ele não entende o que você disse ou o quanto é importante não contar? E se o fizer, não é sua culpa, pois você não deveria ter testemunhado essa conversa.
Conversas que você não deveria falar na frente de seus filhos
Há conversas banais, como o que você vai comprar no supermercado ou quando vai ver os avós, dizendo que as crianças podem estar na frente. Além disso, é necessário ter em mente que é importante poder conversar sobre tudo com as crianças, mas tudo com o tempo. Há outras questões talvez mais complicadas para eles entenderem: é melhor não falar na frente deles. Se você acha que há coisas que eles não precisam ouvir, é porque não deveriam. Se você não souber a que tópicos estamos nos referindo, não perca detalhes:
- Criticar outras pessoas
- Fale sobre questões sexuais
- Fale sobre problemas financeiros
- Fale sobre problemas relacionados à moradia
- Conflitos de relacionamento
- Conflitos relacionados a entes queridos (tios, avós, etc.)
- Fale sobre doenças ou pessoas doentes
- Falando sobre temas difíceis, como a morte de um ente querido
Embora seja verdade que existem certos tópicos que devem ser evitados, haverá outros que precisam ser abordados. Queremos falar sobre morte, sexo ou outros tópicos que devem ser ouvidos primeiro por você. Você sempre terá que discutir esses tópicos com eles com a maior sinceridade e adaptar as palavras à idade e ao entendimento deles. As questões que devem ser discutidas com as crianças, é necessário ter cuidado para evitar problemas emocionais no presente e no futuro.
Adaptado do Espanhol para Português.