O que é disciplina positiva? É um modelo de educação positivo que defende que os pais devem enfrentar a educação de seus filhos, ou seja, a transmissão de valores e conhecimentos, com base na colaboração e no respeito mútuo.
Somente assim as crianças desenvolverão auto-estima, comportamentos apropriados e as habilidades necessárias para funcionar na vida.
Alfred Adler (1870-1937), um psiquiatra austríaco do início do século XX, é o inspirador claro do que hoje é conhecido como Disciplina Positiva.
Os 5 princípios básicos da disciplina positiva
A Disciplina Positiva é baseada em 5 pilares básicos, conheça:
Seja gentil e firme
A educação afetuosa não está em desacordo com a firmeza. Você pode estabelecer limites sem recorrer a censura, punição ou humilhação.
Conexão
Enfatiza a importância dos vínculos afetivos entre a criança, que sempre precisa se sentir apreciada.
É eficaz a longo prazo
Aprender se torna algo que é internalizado naturalmente.
Ensine habilidades para a vida
A criança aprende a importância de estar imersa em uma família, em uma comunidade, em uma sociedade na qual deve se relacionar com outros seres para a vida. Motivadamente, ele é orientado a melhorar suas habilidades sociais e valores pessoais: responsabilidade, colaboração, interesse pelos outros, empatia etc.
Aumento de capacidade com base em sua própria experiência.
A criança avança não porque seus erros são punidos, mas porque é convidada a refletir sobre eles e procurar soluções.
A Disciplina Positiva é conhecida em todo o mundo e é aplicada em diferentes campos por muitos professores, psicólogos e pais que confiam em seus benefícios.