Os principais tipos de TDAH em crianças – A maioria das crianças com TDAH apresenta sintomas muito semelhantes, embora sua intensidade e forma de manifestação possam variar de um caso para outro. Além das particularidades emocionais e educacionais de cada criança, isso ocorre porque existem diferentes tipos de TDAH. De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, DSM-V, estas são as variantes comuns do TDAH:
1. TDAH com predomínio de déficit de atenção
Este tipo de TDAH é caracterizado por um déficit de atenção acentuado. Basicamente, as crianças com ele têm grande dificuldade em se concentrar em tarefas que exigem muito tempo e dedicação, pois se distraem facilmente. É comum que tenham dificuldade de se organizar no dia a dia, ao passo que é difícil seguir uma organização à risca porque perdem a concentração rapidamente. Frequentemente, tiram notas baixas e podem sofrer com o fracasso escolar por esse motivo.
2. TDAH com predomínio de hiperatividade e impulsividade
Esta variante do TDAH é diferenciada por dois sintomas principais: impulsividade extrema e comportamentos hiperativos. Crianças com esse tipo de TDAH tendem a ter muita energia, o que as mantém em constante movimento e as impede de se concentrarem em uma atividade. Por isso, é comum não seguirem as regras e dificultar o cumprimento das ordens por não conseguirem prestar atenção. Em alguns casos, comportamentos desafiadores e autoritários costumam estar presentes.
3. Tipo combinado de TDAH
Nesse tipo de TDAH, as crianças costumam apresentar todos os principais sintomas do transtorno: têm um comportamento muito inquieto, têm dificuldade para se concentrar em uma atividade e mostram sinais de impulsividade. Estas são as crianças típicas que não conseguem ficar paradas por um momento e que muitas vezes têm problemas devido à sua hiperatividade constante. Em alguns casos, a presença de comportamentos rebeldes e desafiadores também é comum.