Você pode ter caído na armadilha tradicional do castigo ou cantinho do pensamento ao criar seus filhos. É normal, as crianças não nascem com instruções debaixo do braço e há alturas em que se não soubermos como reagir e junto com a raiva que sentimos naquele momento, o castigo pode ser o recurso mais fácil.
É por isso que queremos conversar com você sobre por que as recompensas são mais eficazes do que as punições, desde que usadas corretamente. Isso graças à chamada “teoria do divertimento”.
O que é teoria divertida
A teoria da diversão é entendida como a ideia de que todas as pessoas (independentemente da idade), são mais motivadas a realizar ações que requeiram esforço, desde que haja algum tipo de incentivo ou estímulo que seja divertido ou motivador para nós .
Nesse sentido, poderíamos também levar em conta “a teoria da motivação”, que é a mesma, mas levando em consideração ao invés de algo divertido, uma motivação específica. Embora ambas as teorias possam se sobrepor na mesma. Em outras palavras, o preço tem um poder motivador tão grande que pode fazer com que as pessoas se comportem de forma diferente do fato de que não houve tal prêmio.
Punição não funciona
Até não muito tempo atrás, e ainda hoje, vivemos em um mundo onde o castigo é considerado um elemento importante na educação ou educação dos filhos. As coisas ficam restritas para que a pessoa aprenda a se controlar. Mas, na realidade, existem métodos educacionais muito mais eficazes do que isso.
Embora seja verdade que para vivermos harmoniosamente em sociedade devemos renunciar ao nosso ego inato e aceitar o outro, com a teoria do divertimento sabe-se que as pessoas podem realizar ações inadequadas desde que seja divertido de alguma forma. Além disso, sempre que houver um estímulo positivo, ele pode se tornar um incentivo para o cumprimento das normas estabelecidas na sociedade.
De onde vem essa teoria
Essa teoria nasceu em 2009 na empresa Volkswagen após fazer um experimento que pretendia demonstrar como a mudança social e pessoal é possível desde que haja um incentivo para alcançá-la.
A marca alemã lançou sua teoria para inspirar outras pessoas a ter uma vida plena, alcançar o coração de milhões de pessoas e, assim, consolidar seu selo. Com seus experimentos sociais, eles observaram como as pessoas reagiam. Em cada um deles, os sujeitos foram apresentados a dilemas e eles tiveram que escolher uma das duas opções: estar confortável ou fazer um esforço (o esforço implica uma experiência divertida).
Os experimentos
A primeira aconteceu em um popular metrô da Suécia, local onde havia escadas rolantes e outras convencionais ao lado. Eles queriam que as pessoas que passassem por ali usassem as escadas convencionais e, assim, se exercitassem de alguma forma.
Para conseguir isso, eles inventaram a escada para piano. Eles pintaram a escada convencional como se fosse um piano e cada degrau emitia um som como se tocasse piano com os pés. O resultado foi revelador: embora 95% das pessoas usassem a escada rolante regularmente para subir, com a escada do piano não foram menos que 66% que subiram a escada motivadora, e eles ficaram muito felizes em fazê-lo!
Isso mostrou que a teoria da diversão é real.
Por outro lado, houve uma segunda experiência que foi realizada para testar a teoria da diversão e foi ainda mais bem-sucedida que a primeira. Levando em conta que há pessoas que jogam lixo no chão, foi feito um experimento em Estocolmo.
Recipientes de lixo foram colocados com um sensor que fazia com que toda vez que uma pessoa colocasse algo no recipiente, um som de desenho animado fosse ouvido (como quando algo cai de um penhasco).
Isso foi muito divertido para as pessoas que não apenas despejaram seu lixo, mas também procuraram o lixo próximo para colocar naquelas latas de lixo divertidas. Em um dia, a coleta de lixo dobrou e essas áreas ficaram mais limpas, mostrando que a teoria da diversão funciona.
Nesse sentido, quando quiser que seus filhos aprendam algo, não use o castigo, use a recompensa da diversão para aprender mais rápido e também, faça com prazer! Você só precisa de uma pitada de criatividade.