Confira nesta postagem 5 Exercícios Simples para Desenvolver a Fala Infantil.
Os primeiros anos de vida de uma criança são essenciais para o desenvolvimento da linguagem. Nesta fase, os órgãos fonoarticulatórios encontram-se em desenvolvimento e o cérebro encontra-se em processo de maturação, sendo por isso um momento fundamental para a aquisição das competências de fala e comunicação. Para garantir o desenvolvimento ideal, é importante que os pais comecem a estimular a linguagem dos filhos desde cedo.
Por que é importante estimular a fala e o sistema articular na primeira infância?
O aparelho ou sistema fonoarticulatório inclui os órgãos que, como o próprio nome indica, facilitam a articulação da linguagem. Este sistema inclui as cavidades supraglóticas, como palato, língua, dentes e lábios. Basicamente, sua função é articular os sons que vêm do sistema respiratório, principalmente da faringe, laringe e cordas vocais. Em outras palavras, eles moldam os sons que emitimos para transformá-los em fonemas compreensíveis ao ouvido humano.
Isso explica porque distúrbios ou atrasos no amadurecimento do aparelho fonoarticulatório podem não apenas afetar a aquisição precoce da linguagem, mas também se tornar um obstáculo ao desenvolvimento da fala na infância. Sem dúvida, este é um motivo convincente para começar a treinar o dispositivo de fala o mais cedo possível na infância.
Isso foi corroborado por um estudo realizado na Universidad Técnica del Norte, que mostrou que a estimulação precoce do aparelho fonoarticulatório não só facilita a aquisição da linguagem, mas também melhora a pronúncia, corrige padrões musculares inadequados e promove a mobilidade facial. Além disso, é um excelente recurso para estimular a expressão nas crianças desde cedo e estimular a comunicação social.
5 exercícios simples para treinar os órgãos articulares da linguagem
1. Alongamento de lábios
A maioria das crianças adora fazer caretas, então com certeza adorarão exercitar os lábios como se estivessem imitando um macaco. A ideia é que os pequenos mexam e estiquem os lábios em todas as direções possíveis. Para fazer isso, você pode pedir que movam os lábios o máximo que puderem para a esquerda e depois para a direita. A seguir, peça-lhes que estiquem os lábios para a frente como se fossem dar um grande beijo e que os mantenham nessa posição por alguns segundos. Quando tiverem dominado este exercício, poderão repeti-lo com os lábios entreabertos e abertos, uma forma de adicionar complexidade à atividade.
2. Flexibilidade dos lábios
Outro ótimo exercício para treinar o movimento labial e aumentar a flexibilidade é abrir e fechar os lábios o mais rápido possível, mantendo os dentes juntos. Em seguida, peça às crianças que pressionem os lábios o mais forte que puderem e, por fim, mordam suavemente o lábio superior, seguido do lábio inferior e, no final, ambos ao mesmo tempo. Isso melhorará o movimento dos lábios, o que o ajudará a pronunciar melhor os fonemas mais tarde. E, se quiser ser mais divertido, pode sempre praticar em família, uma forma de ensinar os mais pequenos a aplicar bem o exercício.
3. Fortalecendo as bochechas
A maioria das crianças adora inflar o rosto como se fosse um balão, mas o que poucos sabem é que além de ser divertido, é um exercício ideal para fortalecê-las. Para adicionar um pouco de complexidade ao exercício e fazê-los trabalhar o máximo possível de músculos, primeiro peça-lhes para inflá-los simultaneamente e, em seguida, alternadamente, fazendo um breve intervalo entre as duas posições. Quando eles tiverem dominado este exercício, você pode pressionar levemente os dedos em suas bochechas e pedir-lhes que tentem inflá-los. Outra prática muito eficaz consiste no exercício oposto, inserindo as bochechas entre os dentes e a mandíbula, como se estivessem completamente desinfladas.
4. Mobilização da língua
A língua é um dos órgãos mais importantes da fonação, por isso é fundamental trabalhá-la desde os primeiros anos de vida. Para fazer isso, você pode pedir às crianças que coloquem a língua para fora, levantem a língua o máximo que puderem e depois abaixem ao máximo. Eles também podem mover a língua lateralmente, levando a ponta para a esquerda e depois para a direita. Depois que esses movimentos forem dominados, as crianças estarão prontas para descrever uma circunferência com a ponta da língua fora da boca, primeiro mais lentamente e depois mais rapidamente. Nesse caso, você também pode pedir que o passe ao redor do contorno dos lábios e, em seguida, dentro da boca, sobre os dentes.
5. Fortalecimento da língua
Um exercício muito simples para fortalecer o palato mole de uma forma divertida é soprar. Nesse caso, você pode pedir às crianças que brinquem de soprar bolhas de sabão ou explodir balões ou sacos de papel ou plástico. Outra atividade muito divertida consiste em soprar flocos ou penas de algodão para mantê-los no ar o máximo de tempo possível. À medida que as crianças ganham força, você pode pedir-lhes que soprem objetos um pouco mais pesados, como bolas de pingue-pongue ou de papel, em uma superfície plana. Para ajustar a força do golpe pode colocar uma vela e pedir que assopre a chama, o suficiente para movê-la, mas sem apagá-la.
É importante ressaltar que esses exercícios são indicados para a maioria das crianças com mais de 2 anos de idade, pois nessa idade já são capazes de obedecer a comandos simples. Porém, sua eficácia pode variar de uma criança para outra dependendo do nível de maturação de seu aparelho de fala e principalmente do sistema fonoarticular. O fato de não conseguirem reproduzir os exercícios corretamente não significa que tenham distúrbio do desenvolvimento da linguagem, mas se apresentarem outros sinais que indiquem um possível atraso linguístico, é recomendável consultar um especialista, que fará o diagnóstico do problema e orientará mais. exercícios personalizados.