É essencial que os pais sejam a melhor equipe na criação dos filhos, pois do contrário isso afetaria seriamente o desenvolvimento de seus filhos. Ser a melhor equipa na formação e educação dos filhos é a melhor forma para eles crescerem se sentindo seguros, amados e, acima de tudo, felizes e confiantes no seu núcleo familiar.
Você é um modelo para seu filho e é por isso que deve se esforçar para ser um bom exemplo desde o nascimento e por toda a vida. Se você não pode formar uma boa equipe com o outro pai, isso os afetará negativamente, uma vez que tanto o pai quanto a mãe são suas referências emocionais. Não importa se você mora com o outro progenitor ou se você é separado ou divorciado, o trabalho em equipe por e para os filhos deve ser acima de tudo.
Pense que dependendo de como é seu relacionamento com o outro pai, seus filhos aprenderão a se comunicar, ouvir, compreender emoções, compreender a si mesmo e aos outros, etc. É por isso que eles precisam tanto de você como uma equipe em sua educação. Caso contrário, o dano emocional estará presente em suas vidas.
Como isso afeta as crianças se seus pais não forem uma boa equipe
As crianças, desde o nascimento, absorvem todas as informações que veem ao seu redor, mesmo que você não perceba ou pense que é muito jovem para lembrar depois. Na verdade, de zero a quatro anos, na amnésia infantil, as crianças aprendem muito e armazenam no subconsciente. Mas é a partir dessa memória inconsciente onde eles formam sua personalidade.
Se você é pai, mãe ou cuidador que se comporta de maneira incoerente, briga, grita, não tem um estilo educacional definido … vai afetar seus filhos. Eles não terão um modelo seguro para se definirem e isso os deixará inseguros e até mesmo sofrerão de ansiedade no futuro.
Filhos que veem seus pais sempre discutindo ou discordando porque não seguem o mesmo caminho, na realidade os pais não estão atendendo às necessidades de seus filhos, mas de seu próprio ego. É por isso que ele não se sentirá seguro ao seu lado, porque não é a sua prioridade. Você só quer estar certo em vez de chegar a um acordo coerente para que seus filhos sejam criados da melhor maneira possível.
Quando isso ocorre constantemente, as crianças se sentem solitárias, emocionalmente abandonadas, frustradas, confusas, têm baixa autoestima, pouca ou nenhuma autoconfiança, etc.
Siga o mesmo caminho na criação de filhos
Os pais devem ser a melhor equipe para seus filhos e sempre caminhar na mesma direção quando o assunto é educação. Errar é humano e nos ajuda a aprender e ser pessoas melhores, o mesmo acontece na maternidade ou na paternidade. Não temos a verdade absoluta, mas o segredo é sempre fazer o que achamos melhor para os filhos.
Se você não sabe como caminhar na mesma direção que o outro pai de seus filhos, vamos pavimentar o caminho para você com estes pontos:
- Encontre momentos em família para se divertir juntos
- Quando você tiver que falar sobre problemas parentais, sempre faça isso em particular, sem a presença dos filhos
- Converse com o outro pai sobre como resolver os problemas antes que eles surjam
- Não corrigindo o outro pai na frente dos filhos
- Não existe uma maneira perfeita de educar ou criar, devemos verificar regularmente se cometemos um erro em algo e como fazê-lo melhor no futuro
- Estabelecer limites e normas na paternidade, as crianças devem ser informadas para que saibam o que se espera delas em todos os momentos
- Em casa não tem bom nem mau … tu és uma equipa e não partes individuais
Se vocês não são uma equipe de educação infantil, já temos falado sobre essas linhas as consequências que isso teria no desenvolvimento dos mais pequenos. Por isso, devemos nos colocar no lugar das crianças para perceber tudo o que elas precisam de nós todos os dias. Somos seus modelos e, embora não sejamos seres perfeitos, eles aprenderão com seus pais ferramentas que os ajudem a adquirir boas habilidades para o futuro. E sempre, por respeito e amor incondicional.