Ícone do site SÓ ESCOLA

Como fazer um plano de aula  BNCC (modelos prontos) – 2022

Vamos aprender a fazer um plano de aula? Mas lembre-se que não existe uma padronização, a leitura da Base é primordial e todo plano deve ser adequado para o contexto.

Recomendamos também a leitura:

Para isso, será necessário pensar em dois aspectos: quem é o seu público e em qual etapa da Educação Básica ele está. Pense bem ao escolher os conteúdos e a forma que eles serão passados, pois eles devem estar adequados para o seu público, o que envolve a linguagem utilizada.

Por exemplo, um documentário extenso pode ser cansativo nos anos iniciais do Ensino Fundamental, mesmo que o assunto esteja de acordo com o previsto, assim como determinados jogos são muito difíceis para a Educação Infantil. Sendo assim, tudo precisa ser adaptado.

Com os dois modelos abaixo você irá conseguir montar o seu plano de aula com facilidade. Defina os assuntos que você irá discutir com a turma e, com base nisso, procure as habilidades e competências na BNCC nas áreas ou nos componentes curriculares envolvidos.

No caso de um planejamento para a Educação Infantil, você precisa buscar os campos de experiência e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento a partir da temática.

Modelo para Plano de Aula BNCC – Educação Infantil


Exemplo

Tema: Conhecendo os números

Duração: (…)

Faixa etária: Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Campo de experiência:

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:

(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

Metodologia: (…)

Recursos didáticos: (…)

Avaliação: (…)

Conheça os melhores PLANEJAMENTOS DE AULA alinhadas à BNCC para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio (Clicando Aqui)

Modelo para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio


Exemplo

Tema: Explorando a energia elétrica

Duração: (…)

Turma/série/ano: (…)

Área do conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Competências e habilidades:

  1. Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global.

(EM13CNT106) Avaliar, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais, tecnologias e possíveis soluções para as demandas que envolvem a geração, o transporte, a distribuição e o consumo de energia elétrica, considerando a disponibilidade de recursos, a eficiência energética, a relação custo/benefício, as características geográficas e ambientais, a produção de resíduos e os impactos socioambientais e culturais.

Metodologia: (…)

Recursos didáticos: (…)

Avaliação: (…)

Conheça os melhores PLANEJAMENTOS DE AULA alinhadas à BNCC para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio (Clicando Aqui)

Sair da versão mobile