Se seu filho já entende os graves problemas ecológicos que nosso planeta está passando, ensine-lhe as brincadeiras mais divertidas para que ele possa cuidar dele. Se ele ainda é muito jovem para entender o que é poluição ou por que os contêineres não podem ser jogados no campo, aproveite para explicá-lo com essas propostas.
1. Recicle papel
Você vai precisar de água, papel (se for de texturas diferentes, melhor), um liquidificador (o de cozinha serve), uma bacia de plástico, uma moldura de madeira ou com tela (você mesmo pode fazer), alguns livros para usar no modo de imprensa e um pano de algodão.
Corte o papel em pedaços bem pequenos e deixe-os de molho por uma ou duas horas, até formar uma pasta. Se você usar água quente, leva menos tempo para quebrar. Não se esqueça de trocar a água de vez em quando, pois ela fica manchada com a tinta no papel. Triture a pasta com o liquidificador até obter uma massa homogênea e despeje na tigela. Se você achar que é muito grosso e não quiser que o papel resultante pareça papelão, você pode adicionar um pouco de água. Coloque a moldura na bacia até que toda a malha esteja coberta pela pasta. Se você quiser uma camada mais grossa de papel, deixe mais massa entrar. Retire a moldura e deixe escorrer o excesso de água para despejá-la com muito cuidado sobre o tecido de algodão. O papel vai secando aos poucos. Coloque alguns livros em cima para que fique completamente liso. você pode ter papéis coloridos adicionando corantes vegetais ou químicos à água, infusões…
2. O Detetive da Água
Deixe seu filho descobrir toda a água que você pode economizar investigando as torneiras e torneiras em toda a casa. Coloque os recipientes embaixo para ver quantas gotas são perdidas e calcule quanto seria economizado no final do ano se essa falha fosse corrigida e conserte-a juntos ou chame um encanador. Peça para ele continuar investigando sua casa, a escola, a casa dos avós… e que prepare um relatório completo.
3. Composto
Prepará-lo é uma maneira simples de devolver à terra o que recebemos dela. Você só precisa de: uma caixa grande, sacos de lixo, material vegetal, terra e restos de plantas e uma pequena pá. Pegue uma caixa e forre-a por dentro e por fora com sacos de lixo. Faça alguns furos nas laterais para facilitar a ventilação. Coloque o tanque em um local ensolarado e peça ao seu filho que adicione restos de cozinha, matéria vegetal e um pouco de terra. Mexa a mistura a cada poucos dias com uma pá. Em algumas semanas, se o tempo estiver bom, você terá um fertilizante perfeito para seu jardim e vasos.
4. Imaginação reciclada
Os restaurantes de fast food costumam armazenar seus pratos em recipientes de isopor. Embora muitos deles estejam reduzindo o uso desse material por questões ambientais, a maioria continua a utilizá-lo. Aproveite para dar-lhes um novo uso. Com eles você pode preparar canteiros para o seu jardim ou transformá -los em um belo vaso para uma pequena planta. Guarde suas bolinhas de gude e cartas nelas ou use -as como uma cesta para colocar pequenos objetos, como bolotas ou caroços de azeitona.
5. Um barco ecológico
Você também pode usá-los para fazer barcos originais. Para fazer isso você precisa, além do recipiente, de um lápis ou bastão, papel e fita adesiva. Você pode fazê-lo de duas maneiras: ou separando a parte inferior da parte superior e usando-as para montar seus brinquedos favoritos nelas; ou deixando-o intacto, fazendo um furo no centro e colocando o lápis ou bastão como mastro. Ao redor, coloque um pedaço de papel que você terá cortado em forma de triângulo como se fosse uma vela. Agora você pode organizar suas próprias regatas!
6. Cartões solares
Aproveite as aulas de ecologia para explicar ao seu filho que existem formas de energia renováveis e não poluentes , como a energia solar. Para entender melhor o enorme poder do rei das estrelas, você pode preparar alguns desejos de aniversário originais. Pegue um papelão colorido brilhante, dobre-o ao meio e coloque objetos diferentes nele: flores, laços de tecido, chaves, pequenos brinquedos ou recortes de letras que você fez anteriormente em papel. Coloque-o no sol o dia todo. Ao cair da noite, retire os objetos. Seu filho ficará surpreso ao ver que o papelão desbotou devido à ação dos raios do sol sobre ele, deixando a silhueta dos objetos que você colocou.
7. Inspetor de Reciclagem
Onde devo colocar as caixas de leite usadas? Em que recipiente depositamos o papel? A reciclagem nem sempre é fácil. No dia-a-dia, surgem muitas dúvidas sobre em qual recipiente jogar cada resíduo. Mostre ao seu filho onde tudo vai e responsabilize-o por garantir que toda a família cumpra os regulamentos de reciclagem. Não hesite em dar-lhe permissão para lhe dar uma pequena “multa” se cometer alguma infração.
8. Poluição nojenta!
Embora você já tenha ouvido muitas vezes que a poluição é aquele tipo de boina preta que cobre a cidade e causa muitas doenças e agrava outras, vamos colocar em prática um experimento “visual” para que a criança tenha consciência de seus efeitos. Peça-lhe para fazer um desenho em um pedaço de papel ou colorir um que ele já tenha. Coloque tampas de garrafas e tampas de frascos sobre ele. Deixe o papelão e as tampas ao ar livre, protegidos da chuva e do sol, por alguns dias. Ao retirar os tampões, você verá que as áreas protegidas pelos tampões são da cor que ele pintou e as demais foram tingidas de um tom acinzentado.
9. O que é biodegradável?
Em suas viagens de campo, você ensinará seu filho que ele pode jogar a casca de uma maçã no campo, mas não o guardanapo com o qual ele se limpou. Para que a criança internalize essas regras, é fundamental explicar a ela por que podemos jogar algumas coisas e não outras, para que ela entenda o que é biodegradável e o que não é. E para ensiná-lo, vamos fazer um jogo de observação em casa: pegue dois potes de iogurte vazios, encha-os com terra úmida e enterre um pedaço de plástico em um e uma folha que você pegou no parque em outro. Deixe descansar por duas semanas, cuidando para que o solo esteja sempre úmido. Após esse tempo, você verá que a folha se decompôs e serviu de alimento para a terra, enquanto o plástico permanece intacto.