Confunde direita com esquerda, escreve de trás para frente, pula palavras ao ler… Falta de interesse ou um verdadeiro problema de aprendizagem?
Às vezes, identificamos o baixo desempenho escolar e os problemas de alfabetização de uma criança com seu baixo interesse em aprender. No entanto, mais frequentemente do que pensamos, por trás dessas dificuldades está uma verdadeira desordem. E esta pode ser a dislexia, que, em termos gerais, é definida como uma síndrome de origem neurobiológica, que se manifesta, sobretudo, em problemas de leitura e escrita, mas também em dificuldades de orientação espacial e temporal, e até a nível motor.
A alfabetização, como todas as habilidades que a criança adquire, quando cresce, não se adquire de forma isolada: o sucesso na aprendizagem depende do nível de maturidade que ela alcançou em outras áreas. Para a maioria das crianças, o momento certo para ler e escrever é por volta dos cinco anos ; e muitos dos erros que podem cometer são corrigidos espontaneamente por volta dos 6/7 anos de idade.
Portanto, não é conveniente fazer um diagnóstico de dislexia antes dos 6/7 anos de idade.
Problemas de lateralidade
As crianças disléxicas não desenvolveram sua capacidade de orientação espaço-temporal, por isso é fácil para elas ler as letras de trás para frente, pular linhas, fazer bagunça na hora de colocar o texto no papel… ritmo e duração, é difícil para eles distinguir quando uma palavra termina e outra começa.
Centenas de atividades vão estimular as habilidades cognitivas de crianças que tem dislexia. (SAIBA MAIS)
Além disso, há um alto percentual de disléxicos que possuem lateralidade mal definida: assim, podem ser canhotos e destros, por isso escrevem de trás para frente e nem sempre suas mãos obedecem ao guiar o lápis.
Sintomas
Alguns dos sinais mais característicos da dislexia são:
Na leitura:
- Confusão: Substitua algumas letras ou palavras por outras.
- Omissão: As letras, sílabas ou palavras são omitidas.
- Rotação: Eles veem “b” em vez de “d”.
- Falta de ritmo oral.
- Saltos ou repetições de linhas .
- Leitura mecânica, não abrangente .
Na escrita
- Cansaço muscular.
- Caligrafia irregular. (Conheça o KIT CALIGRAFIA com + de 220 ATIVIDADES)
- Ortografia muito ruim.
- Frases bagunçadas na composição.
Se aos 6 ou 7 anos o seu filho apresentar muitos destes sintomas, é aconselhável consultar um especialista para confirmar ou não a sua dislexia.
- Se o diagnóstico for positivo, será proposta uma série de medidas e ações para o apoiar tanto a nível escolar como no seu desenvolvimento emocional. Devido às repetidas notas ruins e às dificuldades de compreensão das matérias, sua autoestima pode sofrer muito, o que só agravará suas dificuldades.
DISLEXIA: + 400 páginas em PDF para acelerar o desenvolvimento do seu pequeno.
(SAIBA MAIS)
Veja alguns exemplos de Atividades para trabalhar:
Se quiser conhecer o material completo com mais de 400 páginas (CLIQUE AQUI)