Nesta postagem vamos compartilhar com vocês um projeto sobre o Dia das Mães para trabalhar com alunos da Educação infantil.
O objetivo principal deste projeto é proporcionar às crianças da Educação Infantil um momento especial para homenagear e valorizar suas mães, estimulando o desenvolvimento afetivo e cognitivo.
O Dia das Mães é uma data comemorativa em homenagem às mães. No Brasil, a data é celebrada no segundo domingo de maio, mas em outros países pode ser em datas diferentes. É um dia para demonstrar amor, carinho e gratidão por todas as mães do mundo, seja biológicas ou adotivas, que cuidam, educam e amam seus filhos incondicionalmente.
É um momento para lembrar da importância das mães em nossas vidas e agradecer por todo o amor e dedicação que elas nos oferecem. É uma data especial para valorizar a família e o amor que une cada um de seus membros.
PROJETO DIA DAS MAÊS – (Educação Infantil)
www.soescola.com | |
Tema | Projeto Dia das Mães – Educação Infantil |
Justificativa: | O Dia das Mães é uma data muito importante para as crianças, pois representa uma oportunidade de valorizar e agradecer a figura materna e sua importância na vida delas. Além disso, é uma excelente oportunidade de trabalhar temas como amor, afeto, família e respeito, de forma lúdica e prazerosa. |
Objetivo geral: | Proporcionar às crianças da Educação Infantil um momento especial para homenagear e valorizar suas mães, estimulando o desenvolvimento afetivo e cognitivo. |
Objetivos específicos: | – Conhecer a história do Dia das Mães e sua importância; – Desenvolver a criatividade e o senso artístico; – Estimular a linguagem oral e escrita; – Reforçar a importância da família e das relações afetivas; – Desenvolver a coordenação motora e a percepção sensorial. |
Duração aproximada: | Duas semanas (aproximadamente); |
Recursos didáticos: | – Livros infantis sobre o Dia das Mães; – Papel crepom, tesoura, cola, cartolina, tinta guache, pincéis, lápis de cor; – CD com músicas infantis; – Filmes infantis sobre a temática; – Jogos educativos. |
Metodologia: | O projeto será desenvolvido de forma interdisciplinar, com atividades envolvendo as áreas de linguagem, arte, música, literatura e ciências. Roda de conversa: Conversar com as crianças sobre o Dia das Mães, sua importância e história. Pedir que cada uma fale um pouco sobre sua mãe, o que ela faz, o que gosta, o que não gosta, etc. Atividades artísticas: Confeccionar cartões e lembrancinhas para as mães, utilizando materiais como papel crepom, tesoura, cola, cartolina, tinta guache e pincéis. Desenhar e pintar com lápis de cor retratos das mães. Atividades musicais: Aprender músicas infantis relacionadas ao tema. Cantar e dançar com as crianças. Atividades literárias: Ler livros infantis sobre o Dia das Mães e a importância das relações familiares. Estimular a imaginação e a criatividade por meio de histórias. Atividades científicas: Plantar uma semente de flor em um vaso e acompanhar o seu crescimento ao longo das semanas, incentivando a observação e a curiosidade. |
Sugestões de atividades: | – Fazer uma pintura com tinta guache com a mão da criança, colocando a frase: “Minha mãe é minha melhor amiga”. Preparar um café da manhã especial com frutas e sucos para as mães das crianças. Fazer uma sessão de cinema com filmes infantis que abordem a temática familiar. Realizar uma atividade de contagem de histórias, onde cada criança contará uma história sobre sua mãe. |
Considerações: | O projeto Dia das Mães é uma oportunidade única de valorizar e reconhecer a importância das mães na vida das crianças, desenvolvendo ao mesmo tempo aspectos cognitivos, afetivos e sociais. |
Avaliação | A avaliação do projeto será feita através da observação dos alunos durante as atividades realizadas. Será observado o interesse e a participação de cada criança, além da evolução no processo de criação e elaboração das atividades propostas. Também serão avaliadas as produções realizadas pelas crianças, como desenhos, cartões e lembrancinhas, que demonstrarão o aprendizado e a compreensão do tema abordado. A avaliação será contínua e formativa, com o objetivo de identificar possíveis dificuldades e oportunidades de melhoria no processo de ensino-aprendizagem. |
Observação: | – Projeto elaborado por (KIT SO ESCOLA) – @KITSOESCOLA. É proibida a reprodução total ou parcial deste material. |
CONHEÇA O KIT DIA DAS MÃES.
São mais de 250 páginas com atividades, lembrancinhas, desenhos, textos e músicas para trabalhar o DIA DAS MÃES com alunos das series iniciais.
(SAIBA MAIS)
Origem do Dia das Mães no Brasil
O Dia das Mães no Brasil tem sua origem em uma iniciativa da Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em 12 de maio de 1918. A data foi escolhida em homenagem à mãe de Júlio Frank, um dos fundadores da associação, que havia falecido naquele dia.
A iniciativa deu origem a uma celebração regional, que foi se espalhando pelo país ao longo das décadas seguintes. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data como feriado nacional no segundo domingo de maio, em uma tentativa de fortalecer a identidade nacional e estimular o consumo.
Atualmente, o Dia das Mães é uma das datas comemorativas mais importantes do calendário brasileiro, marcada por homenagens, presentes e encontros familiares. É uma oportunidade de valorizar e agradecer a figura materna e sua importância na vida das pessoas.
Dia das Mães na Inglaterra a partir do século XVII
Depois de cristianizado, o Império Romano continuou celebrando o Dia das Mães.
No século XVII, na Inglaterra, surgiu o Mothering Day, comemoração em homenagem à Virgem Maria, a mãe de Jesus, e à igreja-mãe, que é como cada pessoa chama a igreja onde foi batizado. O Mothering Day era celebrado no quarto domingo da Quaresma.
Com o passar do tempo, por influência da criação do Dia das mães, nos Estados Unidos, os ingleses começaram a homenagear as suas mães no Mothering Day.
O Dia das Mães se tornou um dia importante para os criados, que passaram a ter folga nesse dia para visitarem as suas igrejas-mãe com suas mães e restante família. Os feriados ainda não tinham sido inventados, por isso o Dia das Mães era a única oportunidade que essas pessoas tinham de terem uma folga para estarem com a família.
Na Inglaterra, o Dia das mães continua sendo comemorado no quarto domingo da Quaresma.
Dia das Mães nos Estados Unidos a partir do século XX
No Século XX, uma jovem americana chamada Anna Jarvis perdeu sua mãe e entrou em depressão. Preocupadas com ela, suas amigas resolveram dar uma festa para perpetuar a memória da mãe de Anna e, ao mesmo tempo, tentar animá-la.
Anna quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, independente de estarem vivas ou mortas, e em pouco tempo a comemoração se propagou por todo país.
Em 1914, a data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson, e desde então é comemorada no segundo domingo de maio, tal como no Brasil.