KIT LIBRAS – Um super combo de atividades com mais de 600 páginas de conteúdo.
Clique AQUI e saiba mais.
O Dia Nacional dos Surdos é anualmente celebrado no dia 26 de setembro.
A principal finalidade desta data reside em promover a reflexão sobre os direitos e a inclusão das pessoas que enfrentam desafios auditivos na sociedade.
A instituição desta data foi oficializada por meio da Lei nº 11.796, datada de 29 de outubro de 2008.
A seleção do dia 26 de setembro é uma homenagem à criação da primeira Escola de Surdos do Brasil, ocorrida em 1857, na cidade do Rio de Janeiro, atualmente conhecida como INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos).
Uma das conquistas mais significativas ao longo dos anos para a comunidade surda foi o reconhecimento nacional da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), garantido pela lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, e pelo Decreto nº 5.626/2005.
Hoje em dia, estima-se que cerca de 45 milhões de cidadãos brasileiros enfrentem algum grau de deficiência auditiva.
De maneira curiosa, a cidade de São Paulo celebra o Dia do Surdo no último domingo do mês de setembro.
A batalha das pessoas com surdez também é lembrada anualmente no dia 30 de setembro, quando é comemorado o Dia Internacional do Surdo.
O período de celebração do Dia dos Surdos é denominado “Setembro Azul”, com essa cor simbolizando a representação da comunidade surda.
A origem desse uso da cor remonta a um costume durante a Segunda Guerra Mundial, quando os nazistas identificavam os deficientes com uma faixa azul no braço.
No Brasil, também é celebrado o Dia do Surdo-mudo em 13 de fevereiro.
KIT LIBRAS – Um super combo de atividades com mais de 600 páginas de conteúdo.
Clique AQUI e saiba mais.