Por que meu filho não pode dormir no meu quarto? Essa é a pergunta que muitos pais fazem, pois querem manter o filho por perto o maior tempo possível.
Entendo que você passa grande parte do seu dia trabalhando arduamente para proporcionar uma vida financeiramente estável para sua família, e, por isso, o pouco tempo que tem em casa, quer passar ao lado do seu querido filho.
Não quero dizer que você não deva levar o seu filho para a sua cama ou dormir um pouco com ele de vez em quando, de forma alguma! A questão é que, muitas vezes, por comodidade, é mais fácil deixar o filho dormir na sua cama ou até mesmo no berço ao lado. E sabe de uma coisa? Isso não é tão bom assim.
A importância da intimidade no quarto do casal
O quarto do casal é um local de intimidade. Mesmo que você não tenha relações sexuais quando o filho está no quarto, o ambiente em si já está carregado dessa energia íntima. Afinal, é o espaço onde o casal troca carícias, beijos e abraços, criando um clima propício. E sabe de mais uma coisa? A criança percebe isso.
Mesmo que a criança esteja dormindo, o cérebro dela “não desliga”. Ele é um dos órgãos responsáveis por nos manter vivos, nos fazendo acordar diante de um barulho ou qualquer outro estímulo externo.
Já ouvi relatos de casais dizendo que o filho está dormindo e não vai perceber a relação sexual. Mas aí é que você se engana. Como mencionado, o cérebro “não desliga”, ele capta sons e movimentos. Então você acha mesmo que seu filho não sente?
A dependência gerada ao não dormir no próprio quarto
Outra questão é que, quando você não leva seu filho para o quarto dele, cria uma criança dependente. Existem várias situações, mas na maioria dos casos, a criança que não tem independência na hora de dormir, terá quando? E é aí que eu pergunto: Seu filho depende tanto assim de você, ou você que depende dele ao ponto de não deixá-lo dormir em outro cômodo? E mais, há algum motivo para você deixar o seu filho em seu quarto?
A importância do cantinho do seu filho
A criança dormir no quarto dos pais é um assunto sério e muito comum hoje nas famílias brasileiras. Seja por comodismo dos pais, dificuldade em colocar a criança em seu próprio espaço ou ansiedade de separação entre pais e filhos, é imprescindível que a criança tenha seu próprio cantinho para o desenvolvimento emocional, cognitivo e social.
Seu filho precisa sair do seu quarto porque lá é o SEU lugar de intimidade. Mesmo que você não tenha um companheiro(a), ainda assim é o SEU lugar de intimidade. E o quarto do seu filho é o espaço DELE para seu crescimento e desenvolvimento pessoal.