Ícone do site SÓ ESCOLA

Professor cria projeto para estimular alunos a irem de bicicleta para a escola

Iniciativa criada em abril de 2022 melhora o comportamento, aumenta a concentração dos alunos e desenvolve um senso de comunidade e pertencimento, afirma o idealizador.

Uma vez por semana, os alunos de uma escola em Portland, nos Estados Unidos, deixam de usar carros ou ônibus escolares para chegar à escola. Em vez disso, eles pegam suas bicicletas e, em um grupo de quase 200 pessoas, pedalam juntos até o local de estudo.

Essa iniciativa é conhecida como “Bike Bus”, que em tradução literal para o português seria “ônibus de bicicletas”. Desde 2022, o projeto é realizado graças ao professor de educação física Sam Balto.

A ideia surgiu em 2021, quando o professor assistiu a um vídeo de um bike bus em Barcelona, na Espanha. Inspirado, Sam trouxe o conceito para a escola onde leciona, e o primeiro Bike Bus aconteceu no Dia da Terra, celebrado em 22 de abril.

Segundo Sam Balto, o projeto foi um sucesso desde o primeiro dia. “Tivemos 75 crianças, e decidimos continuar realizando todas as semanas.” O projeto cresceu rapidamente desde então.

Em apenas sete semanas, o número de crianças participantes aumentou de 75 para 130, representando mais de 30% dos estudantes da escola. Com o início do verão, as crianças começaram a aprender a andar de bicicleta, e o entusiasmo só aumentou. No ano letivo seguinte, o número de participantes saltou para 190, quase 50% dos alunos. Atualmente, cerca de 125 crianças participam regularmente.

Como Funciona o Projeto

Para garantir a segurança de tantas crianças pedalando pelas ruas de Portland até a escola, foi necessário estruturar o projeto cuidadosamente. Sam contou com o apoio da diretoria da escola e de voluntários.

Rotas fixas foram estabelecidas para garantir que o grupo percorra locais conhecidos e seguros, proporcionando mais tranquilidade para os pais, que sabem o percurso que seus filhos fazem.

Uma vez por semana, Sam sai de casa antes do horário escolar para encontrar os grupos de alunos nos pontos de encontro pré-definidos. Ele leva uma caixa de som em sua bicicleta, tocando músicas para animar os jovens ciclistas e ajudar a mantê-los na rota.

Com a ajuda dos voluntários, Sam guia os alunos pelas ruas do bairro, prestando atenção redobrada nos cruzamentos. Ele aguarda o momento seguro para atravessar, sempre atento às dezenas de crianças que o acompanham.

Benefícios do Bike Bus

O professor afirma que os alunos que participam do Bike Bus demonstraram uma melhora no comportamento escolar, aumento na concentração durante as aulas e outros benefícios sociais.

“As crianças chegam à escola mais tranquilas, prontas para começar o dia. Ouço muitos pais falando sobre a confiança que o Bike Bus dá a eles e aos seus filhos, fazendo com que se sintam parte de suas comunidades”

diz Sam.

“Comunidade” é uma das palavras que Sam mais repete ao falar sobre o projeto. Ele acredita que as crianças passam a se apropriar de seus bairros, tornando-se parte de algo maior, que inspira e faz bem. Mas os benefícios não param por aí.

“É também uma ótima maneira de as pessoas, estudantes e adultos, construírem relações sociais mais fortes, fazerem amizade com os vizinhos, conhecerem quem mora na vizinhança e se conectarem mais”, avalia.

Inspiração na Internet

Sam compartilha vídeos das pedaladas semanais em suas redes sociais, o que atraiu a atenção de milhares de pessoas ao redor do mundo. No TikTok, ele tem mais de 345 mil seguidores que acompanham o projeto.

“É incrível postar esses vídeos e ver como eles têm inspirado outras pessoas, tanto nos Estados Unidos quanto em outros países, a começar seus próprios bike buses. Amo ver tantas pessoas preocupadas com a mobilidade das crianças e querendo criar essas oportunidades para alegria, atividade física e comunidade”, comenta o professor.

O sucesso do projeto levou Sam a criar o Bike Bus World, um movimento que incentiva o uso de bicicletas globalmente, especialmente por estudantes. Com isso, ele espera que as crianças ganhem mais espaço em áreas públicas.

“Nossas cidades e ruas devem ser planejadas para que as crianças possam se locomover com segurança, seja de bicicleta ou a pé. E o mais incrível sobre o Bike Bus é que permite criar grupos de segurança. Quanto mais pessoas pedalando juntas, mais seguro fica para todos”, conclui Sam.

Sair da versão mobile