O que é: Porta Paralela

O que é: Porta Paralela

A porta paralela é um tipo de interface de comunicação utilizada em computadores para conectar dispositivos periféricos, como impressoras, scanners e dispositivos de armazenamento externo. Ela é chamada de “paralela” porque transmite dados em paralelo, ou seja, vários bits são enviados simultaneamente através de vários fios.

As portas paralelas foram amplamente utilizadas em computadores pessoais na década de 1980 e 1990, mas foram gradualmente substituídas por interfaces mais rápidas e eficientes, como as portas USB e FireWire. No entanto, ainda é possível encontrar computadores mais antigos que possuem uma porta paralela.

Como funciona a porta paralela

Uma porta paralela é composta por um conector de 25 pinos, que se conecta à placa-mãe do computador, e um cabo que se conecta ao dispositivo periférico. Os dados são transmitidos em paralelo, ou seja, cada bit é enviado através de um fio separado.

Para enviar dados através da porta paralela, o computador envia sinais elétricos para os pinos correspondentes no conector. O dispositivo periférico recebe esses sinais e os converte em dados que podem ser processados ou impressos, dependendo do tipo de dispositivo.

Tipos de portas paralelas

Existem dois tipos principais de portas paralelas: a porta paralela Centronics e a porta paralela IEEE 1284. A porta paralela Centronics foi a primeira a ser utilizada em computadores pessoais e era comumente usada para conectar impressoras.

A porta paralela IEEE 1284 é uma versão mais avançada da porta paralela Centronics e suporta velocidades de transferência de dados mais rápidas. Ela também é capaz de suportar diferentes modos de comunicação, como bidirecional e EPP (Enhanced Parallel Port).

Usos da porta paralela

Embora as portas paralelas tenham sido amplamente substituídas por interfaces mais modernas, ainda existem alguns casos em que elas são utilizadas. Por exemplo, algumas impressoras industriais e equipamentos de teste ainda utilizam portas paralelas devido à sua confiabilidade e compatibilidade com sistemas mais antigos.

Além disso, algumas pessoas ainda utilizam adaptadores USB para porta paralela para conectar dispositivos mais antigos a computadores modernos que não possuem uma porta paralela integrada.

Desvantagens da porta paralela

Apesar de suas vantagens, as portas paralelas também apresentam algumas desvantagens. Uma delas é a velocidade de transferência de dados, que é significativamente mais lenta do que as interfaces mais modernas, como USB e FireWire.

Além disso, as portas paralelas são mais suscetíveis a interferências eletromagnéticas, o que pode resultar em erros de transmissão de dados. Isso pode ser um problema em ambientes com muitos dispositivos eletrônicos próximos uns dos outros.

Conclusão

Em resumo, a porta paralela é uma interface de comunicação utilizada em computadores para conectar dispositivos periféricos. Embora tenha sido amplamente substituída por interfaces mais modernas, ainda é possível encontrar computadores mais antigos que possuem uma porta paralela.

Apesar de suas vantagens, as portas paralelas também apresentam algumas desvantagens, como velocidade de transferência de dados mais lenta e susceptibilidade a interferências eletromagnéticas. No entanto, ainda há casos em que as portas paralelas são utilizadas devido à sua compatibilidade com sistemas mais antigos e sua confiabilidade em determinadas aplicações.