Diferença entre pedagogo e professor: Saberes Pedagógicos e saberes didáticos.
Diferença entre pedagogo e professor:
Muito se ouve falar, que trabalho de pedagogo/professor é fácil. “É só ficar sentado e ensinar a ler e escrever”, “Difícil é ser professor de matemática”, “você não é professor? Como você não sabe isso” . Provavelmente a maioria dos professores já ouviram frases desse tipo e provavelmente pensaram em o quanto é complexo a tarefa do ensinar, e o quanto as pessoas não conhecem a profissão docente.
Esse texto, falará sobre o saber que fundamenta a didática do docente, da diferença entre o pedagogo e o professor e dos saberes que compõe a profissão e o exercício da educação.
Veja também:
O QUE É PEDAGOGIA
A Pedagogia é uma ciência teórico-prática, que tem por objeto de estudo a educação em suas três modalidades formal, informal e não formal; é uma ciência interdisciplinar por apoiar-se, pois, nas ciências humanas tais como, filosofia, sociologia, história psicologia entre outras;
Pedagogia vem do grego (peda – paidos- criança; Agogia – agogé – condução) partindo da etimologia pedagogia é a condução da criança, mas Libâneo(2010) rompe as barreiras da etimologia e define a pedagogia como “prática cultural que envolve uma prática intencional de produção e internalização de significados”
DIFERENÇA ENTRE PEDAGOGO E PROFESSOR
O pedagogo é um criador de caminhos para se chegar a um fim, podendo então lhe dar com qualquer que seja o tipo de educação que esteja lhe sendo apresentada, bem como utilizador de métodos educacionais, por isso é lhe imposta a tarefa de educar as crianças. Em suma, o pedagogo é um especialista em educação que associa as questões sociais e políticas ao aprendizado para fazer com que este seja melhor.
Já o professor, é quem usa os métodos para ensinar algo a alguém, por exemplo, o professor de filosofia aprende a filosofia e a forma de ensina-la, não é preparado para educar, e sim para ensinar a filosofia, o objeto principal de estudo dele é a filosofia.
O pedagogo pode atuar como professor aplicando o sistema que por ele foi criado para a transmissão do conhecimento, o docente não foi preparado para atuar em todas as áreas do saber educacional.
Abaixo está uma lista com as áreas de atuação do pedagogo.
ESPECIALISTA DE AÇÃO EDUCATIVA ESCOLAR
- Supervisor pedagógico
- Administradores escolares
- Planejador
- Coordenador
- Orientador educacional
- Instrutor
ESPECIALISTA EM ATIVIDADE PEDAGÓGICA PARA-ESCOLAR.
- Técnico
- Animador
- Consultor
- Psicopedagogos
- Clínicos
SABERES PEDAGÓGICOS
São saberes que o pedagogo/professor deve ter para fundamentar a sua didática, estão entre esses saberes a história do seu povo, a filosofia de vida, a formação da sociedade, a psicologia entre outros; estes saberes servem para que o pedagogo crie métodos e para que o professor saiba qual método que melhor se adéqua aos estudantes, seja de qualquer classe social ou cor/etnia etc.
Os saberes pedagógicos são importantes para a vida de qualquer profissional da educação, pois é a partir deles que as ações didáticas tomam forma de saber.
Raros são os professores que fundamentam suas pedagogias.
SABERES DIDÁTICOS
São saberes os quais o professor utiliza na sala de aula, norteado por um planejamento e apoiando-se nos saberes pedagógicos; esses saberes são adquiridos ao longo da carreira do pedagogo/professor (administração do tempo, gestão de classe, relacionamento com os discentes, propostas de atividades, chamar atenção da turma, ser ouvido pelos discentes) por tais saberes o pedagogo/professor será lembrado, é o que chamamos de marco referencial.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: LIBÂNEO. José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para que? 12. Ed. São Paulo: Cortez, 2010 D’Avila, Cristina e LEAL, Luiz Antonio Batista. Nos labirintos da docência universitária : saberes profissionais construídos em redes educativas. 2011
Fonte: Tic’s pedagogicos – Autor: Cleidiane Vitoria.
Se gostou da postagem “Diferença entre pedagogo e professor: Saberes Pedagógicos e saberes didáticos.“, deixe sua avaliação, isso é muito importante para nós. Faça isso deixando um comentário com sua opinião e sugestões para outras postagens.
Curta nossa página no Facebook: @SÓESCOLA
Amei está definição de professor e pedagogo
Também gostei muito da definição trazida pelo referido site. Oi prático e claro
Muito bom esse artigo.
olá colega!! obrigada por compartilhar um texto meu.
Na licença que uso no blog deixa claro o compartilhar igual, porem tem que colocar o nome de quem escreveu o texto.
foi a autora Cleidiane Vitoria.
Obrigada por contribuir com a educação e por ler o meu blog
Nós que agradecemos por disponibilizar excelentes conteúdos. Um Abraço.
por nada!
vou colocar seu site na lista do meu blog!
obrigada por divulgar a educação de forma tão comprometida!
As vezes nem imaginamos quanta honroso Ser Pedagoga/Professora/Especialista por isso, e muito mais reafirmo minha profissão e libertadora ao compreender o ofício pessoal e social junto as comunidades!????
Grata pela dissertação da missão destes profissionais! ???
Muito rica essa definição, muito bem explicada. Parabéns!!
Muito Bom!gostei da explicação,bem sintetizada e compreensível.
Cleidiane, parabéns!
Sou Pedagoga licenciada e Pós graduada em Administração Escolar, Supervisão e Orientação Educacional. A Pedagogia deu sentido à minha vida. Agora na Câmara dos Deputados foi aprovado a regulamentação da nossa formação acadêmica . Uma vitória! Sim, deixarei aqui uma sugestão para o próximo artigo. O Secretário (a) Escolar com formação em Pedagogia.
Muito bom!!!! Aprender sempre.
Muito interessante! Às vezes nosmoerdemos nas definições e ocupações, foi muito esclarecedor!????
Excelente texto, muito bem compreendido. Principalmente para mim que ainda sou estudante. Parabéns.
Gostei muito. Obrigada por compartilhar! Um abraço.
Muito bom. Pratica definição além de clara.
Excelente artigo. Gostaria de algo referente ao que é e não é didático,ou seja,o que não é adequado à ser usado na sala de aula enquanto ferramenta de aprendizagem. Já que muitos coordenadores cobram muito isso do pedagogo .
Muito bom
Gostei ??
Ótimo texto , amei a explicação!!
?????☺
Distinção entre dois conceitos interligados é sempre muito bem vinda, principalmente considerando o eterno dilema entre a teoria e a prática na educação, a necessidade e a importância do planejamento.
Sugiro que o tema seja mais aprofundado com desdobramentos mais específicos, citando outros autores também.
Boa definição gostei como pedagoga que sou acho que foi de bom proveito pra mim e pra todos que ainda estão em duvidas muito obrigada pela oportunidade.
Adorei, muito bom…
Ótima definição,é muito importante para o profissional saber sobre a área em que decide atuar.
Ótima definição! Observo claramente a diferença do trabalho entre ambos. Por isso, acredito muito no pedagogo
Gostei muito da clareza do texto com as definições do professor e do pedagogo. Dos saberes nas práticas aplicadas pelo pedagogo .
gostei de ver claramente a diferença
gostei muito claro as definicoes da diferença professor e pedagoago
Para mim, foi a mais clara explicação vista até hoje sobre a diferença entre os dois tipos de profissionais. Excelente!