Você pode estar criando uma criança caprichosa … Tenha cuidado!
Você pode estar criando uma criança caprichosa … Tenha cuidado!
Há muitos pais e mães que não entendem como pode ser que seus filhos se tornem tão exigentes, complacentes e caprichosos. Parece que se eles não têm o que querem quando querem, a guerra vem porque eles entram em uma raiva formidável. As birras estão ficando mais fortes e as lutas pelo poder são sempre ganhas pelas crianças. De fato, todas as famílias enfrentam, mais cedo ou mais tarde, as birras das crianças, já que isso é natural para um bom desenvolvimento e crescimento infantil.
Mas uma coisa é birras normais e necessárias para o crescimento das crianças e outra bem diferente é que em sua casa uma batalha campal é montada porque seu filho quer algo que você não lhe dá. Quando isso acontece, ambas as partes sofrem, por isso é normal que os pais desejem impedir que essas circunstâncias ocorram. O que eles não percebem é que, cedendo aos caprichos dos filhos, eles evitam a situação naquele momento, mas estão piorando uma situação que certamente virá novamente em pouco tempo.
Você pode estar criando uma criança caprichosa
Você pode educar sem que seu filho se torne caprichoso:
É mais do que certo que você não quer que seus filhos se tornem caprichosos. Está em suas mãos que seus filhos cresçam emocionalmente equilibrados. É necessário ser muito claro sobre os erros que você NÃO deve fazer para evitar que seus filhos se tornem caprichosos e insensíveis.
Se necessário, indique estes comportamentos que tornam o seu filho caprichoso, assim, no seu dia a dia você pode lembrar o que você NÃO deve fazer e como NÃO fazer:
- Diga “sim” para tudo. Permissividade é um grande erro e satisfaz todos os desejos de seus filhos também. Um pouco de frustração em sua vida é necessário para entender como o mundo funciona e também para crescer e evoluir. Seu amor não é baseado no seu ‘sim’, pelo contrário, ao contrário …
- Diga “não” para tudo. Tão ruim é um fim quanto o outro. Dizer a todos os pedidos feitos pelo seu filho com um “não” retumbante também não é uma boa ideia. A chave está na flexibilidade e na priorização do que pode ser feito ou do que é necessário. Dê ao seu filho opções e você verá uma grande mudança em seu comportamento.
- Não ser constante . É verdade, você é humano e às vezes você está errado, é normal. Há dias melhores e dias piores … ninguém vai te culpar por isso! Por essa razão, é possível que haja dias em que você se comporta de maneira diferente com seus filhos e você é mais permissivo do que os outros e até mesmo, que há dias em que você é mais autoritário. Mas tenha cuidado, se você se comportar de uma maneira contraditória, seus filhos perceberão e ficarão confusos com seus limites e regras em casa. É necessário que você se esforce para dar estabilidade emocional.
- Não use consequências. As conseqüências são essenciais para a educação das crianças. Regras e limites devem ser cumpridos e o melhor presente que você pode dar ao seu filho é entender isso. A sociedade precisa que você entenda e também seu bem-estar emocional. Portanto, seja consistente com as conseqüências, mas sem punir ou deixar de respeitar o seu filho. Lembre-se que educar com amor e carinho é a chave para o sucesso … seu comportamento (bom ou ruim) é o seu melhor exemplo em seu crescimento.
- Ceder às birras. Se o seu filho lhe perguntar algo e primeiro você disser não, mas quando ele estiver em uma birra, você cede … seu filho aprende que, com birras e mau humor, ele consegue o que quer. Você consegue imaginar o que pode acontecer com a passagem do tempo?
Você pode estar criando uma criança caprichosa … Tenha cuidado!
Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “Você pode estar criando uma criança caprichosa … Tenha cuidado!”, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.
Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.