Deriving

O que é Deriving?

Deriving é uma palavra em inglês que tem origem no verbo “derive”. O termo “derive” significa derivar, obter ou extrair algo de outra fonte. No contexto da linguagem de programação, o termo “deriving” é utilizado para indicar que uma classe ou tipo de dados está sendo derivado de outra classe ou tipo de dados existente.

Significado e tradução

O significado de “deriving” em inglês está relacionado à ideia de herança ou extensão de funcionalidades. Quando uma classe ou tipo de dados é derivado de outro, ele herda todas as propriedades e métodos da classe ou tipo de dados original, permitindo que o novo objeto tenha acesso às mesmas funcionalidades.

Em português do Brasil, a palavra “deriving” pode ser traduzida como “derivando” ou “herdando”. Essa tradução reflete a ideia de que uma classe ou tipo de dados está sendo derivado ou herdado de outro.

Definição e uso em frases

No contexto da programação orientada a objetos, o conceito de “deriving” é fundamental. Ele permite que os desenvolvedores criem novas classes ou tipos de dados com base em classes ou tipos de dados existentes, aproveitando as funcionalidades já implementadas.

Por exemplo, em linguagens como C++ e C#, é possível criar uma nova classe que herda todas as propriedades e métodos de uma classe base. Isso é feito utilizando a palavra-chave “deriving” ou “extends”, seguida pelo nome da classe base.

Veja um exemplo em C++:

“`
class Animal {
public:
void eat() {
cout << "Animal comendo…" << endl;
}
};

class Cachorro : public Animal {
public:
void latir() {
cout << "Cachorro latindo…" << endl;
}
};

int main() {
Cachorro dog;
dog.eat(); // Output: Animal comendo…
dog.latir(); // Output: Cachorro latindo…
return 0;
}
“`

Nesse exemplo, a classe “Cachorro” está derivando da classe “Animal”. Isso significa que a classe “Cachorro” herda o método “eat” da classe “Animal” e também possui seu próprio método “latir”. Ao criar um objeto da classe “Cachorro”, é possível chamar tanto o método “eat” quanto o método “latir”.

Essa capacidade de derivar ou herdar funcionalidades de classes ou tipos de dados existentes é extremamente útil na programação orientada a objetos. Ela permite que os desenvolvedores reutilizem código já implementado, evitando a duplicação de esforços e facilitando a manutenção do código.

Além disso, a herança também possibilita a criação de hierarquias de classes, onde classes mais específicas podem ser derivadas de classes mais genéricas. Isso permite uma organização mais estruturada do código e uma melhor representação do mundo real.

Em resumo, “deriving” é um termo utilizado na programação orientada a objetos para indicar que uma classe ou tipo de dados está sendo derivado ou herdado de outro. Isso permite que o novo objeto tenha acesso às mesmas propriedades e métodos do objeto original, facilitando a reutilização de código e a organização do programa.

Conclusão

O conceito de “deriving” é fundamental na programação orientada a objetos. Ele permite que os desenvolvedores criem novas classes ou tipos de dados com base em classes ou tipos de dados existentes, aproveitando as funcionalidades já implementadas. Através da herança, é possível reutilizar código, organizar o programa de forma mais estruturada e representar de forma mais fiel o mundo real.

Portanto, compreender o significado e o uso de “deriving” é essencial para qualquer programador que deseja se aprofundar na programação orientada a objetos. Ao dominar esse conceito, é possível criar programas mais eficientes, flexíveis e fáceis de manter.