Pote da Calma – Como fazer um Pote da Calma?
Pote da Calma – Como fazer um Pote da Calma? Crie uma garrafa de calma com seus filhos/e ou alunos para trabalhar as emoções.
O pote da calma é uma das técnicas educativas mais conhecidas do método Montessori. O fato de que é muito fácil de implementar e que oferece resultados favoráveis no curto prazo são alguns dos aspectos a seu favor que ajudaram pais de todo o mundo a recorrer a ele para ensinar seus filhos a gerenciar suas emoções.
Veja Também: A Tabela Montessori: tarefas que seu filho pode fazer sozinho e em que idade
O que é o Pote da Calma?
Basicamente, o Pote da Calma é uma panela cheia de glitter e água que é projetada para ajudar os pequenos a reduzir estados de ansiedade e / ou raiva. No entanto, também é uma técnica muito eficaz para estimular a concentração e a atenção seletiva.
A garrafa serve como uma espécie de canalização emocional, através da qual a criança libera emoções negativas que ele não sabe como gerenciar. Ao mexê-lo, as tensões emocionais acumuladas são liberadas e, quando estas são reduzidas e a pequena finalmente pára de mover a garrafa, o efeito do brilho que cai lentamente exerce uma ação relaxante adicional que elimina todos os vestígios de irritação ou ansiedade no pequeno. Na verdade, é um método muito eficaz para tratar transtorno de ansiedade infantil e hiperatividade, mas também pode ser útil em crianças com autismo e problemas comportamentais.
A garrafa pode ser usada a qualquer momento, então o ideal é que a criança sempre a leve com ele, de modo que quando ele se sentir ansioso ou com raiva ele possa recorrer a ela. No entanto, ele também pode ser armazenado em um local específico em seu quarto ao qual a criança tem acesso em todos os momentos.
Uma estratégia muito útil para motivar rapidamente a criança a usar a pote da calma é fazer um barco familiar personalizado. Depois de colocar seu carimbo pessoal, você certamente será encorajado a levá-lo com você e usá-lo. Se você não sabe como fazer um jarro de calma, explicaremos passo a passo.
Pote da Calma: Materiais necessários:
O que você precisa para fazer um pote da calma?
- Um frasco de vidro ou uma garrafa de plástico, de preferência transparente e sem etiquetas.
- Glitter (também conhecido como geada, glitter ou diamante) à escolha da criança, embora o ideal seja optar por cores claras porque são mais relaxantes.
- Glitter ou cola transparente.
- Água temperada da torneira.
- Coloração alimentar para dar cor à água.
- Uma colher de sopa e outra para a sobremesa.
Leia ainda: 15 ensinamentos da Pedagogia Montessori para os pais.
Pote da Calma – Como fazer um Pote da Calma? Veja o passo a passo.
Os passos simples para fazer um pote da calma.
1. Despeje a água quente da torneira na jarra de vidro ou garrafa de plástico até 1/8 do recipiente ser preenchido. Se a criança é muito pequena, recomenda-se que você opte por uma garrafa de plástico para evitar que ela se quebre e se machuque.
2. Em seguida, adicione duas colheres de cola de cola à água. Tenha em mente que quanto mais cola você adicionar, mais tempo demorará que o brilho caia, então ele terá um efeito mais relaxante.
3. Então, deixe a criança escolher a cor do brilho que você gosta e adicione à água cerca de 3 ou 4 colheres de chá de sobremesa cheia de brilho. Remova para que o brilho se misture bem com água e cola.
4. Adicione duas ou três gotas do corante que a criança escolheu para colorir a água. Mais uma vez, tente fazer com que seja uma cor fraca para que o efeito calmante seja maior.
5. Encha o frasco com mais água ou adicione um pouco mais de brilho se não for suficiente. Em seguida, coloque a tampa e feche bem para que a água não saia quando a garrafa é removida. Pronto! Seu filho já tem seu próprio pote da calma.
Pote da Calma – Como fazer um Pote da Calma?
Texto escrito por: Jennifer Delgado
Fonte do site ETAPA INFANTIL – Traduzido por – SÓ ESCOLA.
Bem interessante esse.pote da calma.