Professores brasileiros têm um dos piores salários do mundo
Professores brasileiros têm um dos piores salários do mundo: Os professores brasileiros têm um dos piores salários do mundo pela categoria, perdendo apenas para a Indonésia. Os dados são da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e fazem parte do estudo Education at a Glance 2014, que mapeia dados sobre a educação nos 34 países membros da organização e 10 parceiros, incluindo o Brasil.
Leia ainda: A boa formação de professores tem de ter estreita ligação com a prática
Professores brasileiros têm um dos piores salários do mundo
A pesquisa revelou que um professor em início de carreira que dá aula para o ensino fundamental em instituições públicas recebe, em média, 10.375 dólares por ano no Brasil. Em Luxemburgo, o país com o maior salário para docentes, um professor recebe 66.085 dólares por ano.
Entre os países membros da OCDE, a média salarial do professor é de 29.411 dólares. Quase três vezes o salário de um professor no Brasil.
Os salários no Brasil estão bem abaixo até mesmo dos praticados em outros países da América Latina. No Chile, um professor recebe em média 17.770 dólares por ano e no México, 15.556 dólares.
O único país avaliado no estudo que ficou atrás do Brasil foi a Indonésia, onde os professores recebem cerca de 1.560 dólares por ano. Os valores são de 2012, com dólares ajustados pela paridade do poder de compra (PPC).
A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) mantém um ranking da educação em 36 países, no qual o Brasil atualmente está na penúltima posição, à frente somente do México.
Professores brasileiros têm um dos piores salários do mundo
Curta: @SÓESCOLA no Facebook e fique sempre informado!
Principalmente aqui no estado do Pará o governador congelou nosso piso salarial faz três anos, Não acontece nada com ele. Estamos vendendo almoço para comprar janta.
Verdade Cristina Lima, três anos se passaram, sem reposição, sem esperança. O governador não cumpriu o que prometeu, pagar a data base. E agora, a quem podemos recorrer? É triste esse descaso.
Verdade Cristina Lima, três anos sem recebermos a correção da inflação, e nada acontece, não temos a quem recorrer para se fazer cumprir a lei, criada pelo próprio governador de pagamento da data base.
Aqui no Paraná além do governador mandar jogar bombas em nós, estamos com salário congelado há 3anos
O salário de professores era bem pior, quando não havia o piso salarial como referência à categoria, com ele houve uma certa equiparação no salário à nível nacional, mas com a reforma Trabalhista à ser colocada em prática, infelizmente a categoria vai voltar ao sofrimento da incerteza quanto à suas garantias Trabalhistas.
Aqui em São Paulo também, congelado, e sem falar os professores das ceis conveniadas que cada uma paga o valor que quer, e com tanto desemprego, tem gente que se submete a ganhar menos que o salário mínimo pra mais de 40hs semanais vejo a hora em que abrirão a caixa preta dessa rede conveniada!
Talvez a razão pela qual você ganhe pouco é porque não está adequadamente preparada. É impossível imaginar um professor escrevendo um texto com tantos erros de português. Tem certeza que você é professora mesmo? Duvido que um professor de qualquer um dos países que pague bem aceite uma pessoa que não tem domínio nem da própria língua para ensinar as crianças
Em cada país os professores fazem a colheita da sua plantação!! Não faz muito sentido deixar um campo selvagem e depois querer receber o mesmo que o vizinho que o cultivou e cuidou!!
Fabio Nogueira – Acredito que vc não entendeu nada. Não é por uma pessoa escrever com erros de português que todos são desse nível. O salário do professor no Brasil e medíocre. Dentro dessa sua visão, deveríamos ter os políticos mais “barato” do mundo. A verdade é “assustadora”. Reveja seus conceitos.
Não é por um acaso que o país está nessa pindaíba.
Brasil: o último que sair apague a luz.
Que lástima. Salários melhores atraem melhores profissionais