Ensine seus filhos a coragem de tomar decisões
Ensine seus filhos a coragem de tomar decisões – As decisões não são fáceis de tomar, e menos em tempos difíceis … Embora, na realidade, tomemos decisões a cada momento do dia: o que comer, o que vestir, o que jogar, o que assistir na televisão … a vida é cheia de decisões, embora não seja Eles são sempre tão fáceis de beber. Como pais, é importante que você ensine seus filhos a tomar decisões tanto nos momentos mundanos da vida cotidiana quanto em que as decisões possam mudar tudo.
Saiba o que você quer
A coisa mais difícil de tomar decisões na vida é saber o que você realmente deseja. Decidir por respeito é sentir-se livre dos laços da sociedade, é decidir sem laços, é respeitar a liberdade de alguém.
As crianças, por serem jovens, estão acostumadas aos pais que decidem tudo por elas, ou a trazer consequências positivas ou negativas, dependendo do comportamento que têm em casa e em outros contextos. Por exemplo, uma criança que se comporta mal com a irmã, terá consequências negativas por causa desse mau comportamento, porque, nas melhores circunstâncias, será a própria criança que optou por ter esse comportamento, apesar dos avisos de seus pais. , quando disseram a ele o que aconteceria se não tivesse um bom comportamento em um determinado momento. Nesses casos, é a criança que decide o comportamento que terá.
Opções desde a infância
As crianças que desde a infância têm opções e os pais lhes dão a oportunidade de escolher, serão adultos que saberão decidir com mais sabedoria no futuro. As opções, desde a infância, são essenciais … quando as crianças são jovens, é óbvio que elas não saberão tomar decisões sábias, mas serão capazes de aprender a fazê-lo.
Por exemplo, você pode dar a seus filhos a oportunidade de escolher as roupas que irão usar todos os dias. Este exemplo pode ser extrapolado para muitas outras situações, como o que eles querem comer como sobremesa, o que eles querem tocar todas as tardes … Idealmente, dê a eles duas ou três opções para que você possa avaliar qual é a que melhor combina com você ou a que você mais deseja. esse momento. Assim, pouco a pouco e sem que você saiba , você aprenderá a priorizar as coisas que realmente gosta ou motiva.
Seu filho aprenderá a ser uma pessoa honesta e sincera consigo mesmo, aprenderá a desistir do que não lhe convém ou que simplesmente não pode ser feito em um determinado momento. Seus filhos aprenderão a se definir e a ser sua própria prioridade, mas sempre respeitando os outros, saberão como fazer sacrifícios e ver os prós e contras de qualquer situação.
Os tomadores de decisão são corajosos
As pessoas que tomam decisões em tempos difíceis são corajosas e conscientes de que não podem alcançar tudo e que não devem ser o que não são. Eles se esforçarão para ter uma vida melhor dentro do que pode ser humanamente e sem fingir que o dia tem mais horas do que realmente tem. Eles não sacrificam os outros por suas próprias decisões, são responsáveis porque sempre aprenderam a aceitar a responsabilidade por suas ações.
Quando seu filho souber tomar decisões conscientes e não impulsivas, ele sentirá sorte na vida que tem. Você saberá que a saúde é o melhor tesouro e que a esperança nunca deve ser perdida. Ele amará a vida porque sabe que é a única oportunidade que ele tem para ser feliz e fazer a diferença tanto na vida como na dos outros. Ele gosta de aprender, superar medos e fazer parte do jogo da vida … E por tudo isso, é tão importante que você ensine seus filhos a tomar decisões.