Dia das Crianças
No Brasil, o Dia das Crianças é celebrado anualmente no mês de Outubro, no dia 12.
Com o objetivo de celebrar os direitos das crianças e adolescentes, esta data ajuda a conscientizar as pessoas sobre os cuidados que devemos ter nesta fase da vida.
Aqui Brasil, no dia das crianças, é muito comum os adultos costumam oferecer presentes ou proporcionar atividades especiais e de entretenimento para os mais jovens.
KIT DIA DAS CRIANÇAS
Uma excelente Sequência (DIDÁTICA) com Atividades e Lembrancinhas para trabalhar o DIA DAS CRIANÇAS com alunos das series iniciais. (SAIBA MAIS)
Origem do Dia das Crianças
Com autoria do deputado federal fluminense Galdino do Valle Filho, a criação da data surgiu com o decreto de Lei nº 4867, no dia 5 de novembro de 1924. Neste dia oficializava o dia 12 como o DIA DAS CRIANÇAS no Brasil.
No entanto a data só ganhou popularidade a partir de 1960, quando a conhecida e renomada Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção com a Johnson & Johnson e criou a “Semana do Bebê Robusto” a fim de aumentarem suas vendas. (a data passou a ser marcada pela oferta de presentes as crianças, principalmente brinquedos).
Curiosidades:
- No dia 12 de Outubro também é celebrado o dia de Nossa Senhora de Aparecida, que é feriado.
- De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Universal da Criança é celebrado em 20 de novembro, em homenagem à data da aprovação da Declaração dos Direitos da Criança, nesta mesma data em 1959.
Mensagens para o dia das crianças
1. Ser criança é perseguir a felicidade sem se importar com a idade. Feliz Dia das Crianças!
2. A simplicidade das crianças é o que mais se aproxima do amor de Deus.
3. Todos têm uma criança alegre dentro de si, mas poucos a deixam viver. (Augusto Cury)
4. Quando olho uma criança ela me inspira dois sentimentos, ternura pelo que é, e respeito pelo que posso ser. (Jean Piaget)
5. Ser criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles. Feliz Dia das Crianças!
6. No sorriso de uma criança, há a pureza do amor.
7. Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. (Provérbios 22:6)
8. De todos os presentes da natureza para a raça humana, o que é mais doce para o homem do que as crianças? (Ernest Hemingway)
9. Ame as crianças e jamais envelhecerás.
10. Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos. (Pitágoras)
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Brincadeiras para Dia das Crianças
1) ALONGAMENTO E AQUECIMENTO: Reserve 10 minutos para praticar exercícios de alongamento e aquecimento com a sua equipe. É muito importante!
2) DESAFIOS: O mestre irá propor desafios para cada equipe. A equipe que completar primeiro, vence.
3) CORRIDA DA VASSOURA: Correm um representante de cada equipe nessa corrida só de ida. O objetivo é equilibrar uma vassoura na palma da mão enquanto correm. Se a vassoura cair antes da linha de chegada, o corredor volta ao início e começa tudo outra vez. Ganha quem cumprir a tarefa corretamente primeiro.
4) BOLEADO: Dois times distribuídos em dois campos. Cada time tem um líder. O líder jogará a bola para o campo adversário, tentando balear alguém. Imediatamente, o outro líder pega a bola e faz o mesmo. O líder que bolear, dirá: “boleei fulano”. Quem for baleado, sai do jogo. Se o líder for boleado, ele é substituído. Os jogadores vão sendo eliminados até sobrar apenas dois. Ganha quem balear o último adversário, dando a vitória para a sua equipe.
5) BANDEIRINHA ARREOU: Jogam dois grupos, cada um com seu campo e sua bandeirinha. No fundo de cada campo, coloque a “bandeira” do time, que pode ser qualquer objeto. O jogo começa quando alguém diz “bandeirinha arreou”. O Objetivo é pegar a bandeira do time adversário e trazer para o seu campo. Mas o jogador que entrar no campo do time adversário e for tocado por alguém fica preso no lugar. Só pode sair se for “salvo” por alguém do seu próprio time. Ganha o time que capturar a bandeira adversária mais vezes.
6) CHICOTINHO QUEIMADO: Uma criança esconde o chicotinho queimado, que pode ser qualquer objeto fino e comprido, enquanto as demais olham para trás. Depois de esconder, o jogador diz: “Chicotinho queimou”. Aí, todos vão procurar o chicotinho. Se tiver mais distante, quem escondeu o chicotinho dirá que ela está fria. Se mais perto, dirá que está quente. Dirá também que está esquentando ou esfriando conforme a que estiver mais próxima se distancia ou se aproxima do chicotinho queimado. “Estar pelando” é estar muito perto do chicotinho. Quem achar o chicotinho queimado sairá correndo batendo com ele nos demais até estes chegarem em uma ronda. Quem achou é quem irá escondê-lo da próxima vez.
9) CHICOTINHO CANTADO: O mesmo objetivo do “Chicotinho Queimado”. A única diferença é que, ao invés de falar quente/frio, a pessoa deverá cantar uma música. Se tiver mais distante, quem escondeu o chicotinho cantará baixo. Se mais perto, cantará alto. O volume da voz irá variar conforme a proximidade dos participantes. As demais regras são as mesmas.
10) PETECA: Determina-se um espaço, dividido ao meio por um traço. Cada jogador se locomove por todo o espaço, até a linha divisória, na tentativa de rebater a peteca para o outro lado. Se ela cair no seu próprio lado, o adversário marca um ponto; se sair do espaço delimitado é considerado “fora” e não há penalidades para nenhum dos dois. Pode-se determinar um número de pontos e quem o atingir será o vencedor, enquanto o perdedor cederá a vez a outro participante. A peteca pode ser qualquer coisa que tenha mais ou menos o mesmo formato e pode ser feita com papel.
11) CARRINHO DE MÃO: Trace duas linhas no chão, uma de largada e outra de chegada. Os participantes dividem-se em pares e se colocam atrás da linha de largada. Todos contam até três e um corredor de cada dupla se abaixa, estica as pernas para trás e apóia as mãos no chão. O outro corredor levanta as pernas do parceiro e as duplas começam a correr, um com os pés e o outro com as mãos. Quem cair volta à posição de largada. Vence quem chegar à linha de chegada primeiro.
12) AMEBA: Jogo individual. Existe uma bola e os jogadores se espalham pela quadra. Quem está com a bola, não pode andar, tendo o objetivo de queimar os outros; ao ser queimada, a pessoa (ameba) deve sentar no lugar, tendo ainda a chance de levantar novamente, tocando alguém que ainda esteja de pé, gritando “Ameba!” (a pessoa que estava de pé senta-se e a que a tocou, levanta-se) ou pegando uma bola que acabe vindo na sua direção.
13) PEGA-PEGA: Brincadeira de corrida cujo objetivo é tocar em alguém para transformá-lo em pegador. Quem for pego, pega.
14) PIQUE-VOLTA: Espécie de pega-pega, brincado em um espaço muito amplo e que tenha paredes nas duas extremidades. Quem for pego, deverá pegar a pessoa que lhe pegou antes que ela corra e toque no muro. Se o participante conseguir tocar no muro antes de ser pego, ele é quem pega, o que fará com que o pegador se transforme em vítima. Mas se ele for pego, deverá pegar quem lhe pegou antes que ele toque no muro e vire pegador. Vence quem tocar no muro mais vezes.
15) ARRASTÃO: É um pega-pega, mas quem for pego deve segurar na mão do outro pegador e, juntos, deverão pegar os demais. Mas nenhum pegador pode se soltar das mãos dos companheiros.
16) CADEIA: É idêntico ao “Arrastão”. Mas quando os pegadores ficarem em 3, o que está na ponta deve se soltar das mãos do companheiro e se integrar ao grupo de corredores. Sendo assim, só duas pessoas poderão pegar os demais e, sempre que um terceiro for pego, o da outra ponta sai. Ex.: João e Maria pegam Caio. Logo, João se solta e Maria e Caio pegam Lucas. Aí, Maria se solta e Caio e Lucas pegam outro e assim por diante. Só duplas!
17) ESCONDE-ESCONDE: Uma pessoa conta enquanto os outros se escondem. No fim da contagem, deve-se procurar quem está escondido. Se achar, corre até o local escolhido pra ser o batedouro e diz “1,2,3 fulano em tal lugar”. Para se salvar, diz “1,2,3 salve eu”. Quem ficar por último pode dizer “1,2,3 salve todos”. Aí, a mesma pessoa que contou volta a contar. Caso contrário, quem foi achado primeiro é o próximo a contar e procurar.
18) 7 CACOS: Dois times, cada um no seu campo. Os campos são separados por 7 cacos. Uma pessoa de cada equipe tenta jogar a bola e derrubar os cacos. A equipe que derrubar os cacos deve erguê-los novamente, mas se protegendo da outra, que agora tem autonomia para balear. Quem for baleado não pode ajudar a equipe nos cacos. Se a equipe conseguir recolocar os cacos antes de todos serem baleados, ela ganha. Mas se todos forem baleados e os cacos continuarem no chão, a outra equipe ganha.
19) DANÇA DAS CADEIRAS COOPERATIVA: Disponha as cadeiras como você faz no jogo tradicional das cadeiras. O segredo do jogo é não eliminar nenhum participante, só cadeiras, ou seja, a cada rodada, você retira uma cadeira e ainda assim todos deverão sentar-se, como puderem: no colo, no braço da cadeira, deitado sobre os colegas etc… Neste jogo não há vencedores.
20) DANÇA DAS CADEIRAS ALTERNATIVA: Várias cadeiras serão espalhadas pelo local da atividade. Em cima de cada uma delas, haverá uma bexiga. Todos estarão vendados e uma música animada deverá ser iniciada. Quando a música parar, eles deverão procurar uma cadeira, sentar e estourar a bexiga que tiver na cadeira, sendo guiados pelos jogadores da equipe que não estão participando. Sempre haverá uma cadeira a menos. Quem sobrar, é eliminado. O jogo prossegue até surgir o campeão.
21) CORRIDA DOS SENTADOS: Corrida de ida e volta onde os participantes correm sentados e não podem usar as mãos pra nada. Na ida, vai de frente, na volta, vem de costas, ou seja, não pode virar. Ganha quem voltar primeiro.
22) CORRIDA DE CADARÇOS: Corrida de duplas, de ida e volta, onde os participantes correm com os cadarços amarrados. Na ida, vai de frente, na volta, vem de costas. Não pode virar. Se cair, levanta e continua. Ganha quem voltar primeiro.
23) PASTELÃO QUENTE: Um participante fica curvado e os demais pulam por cima. Quando todos já tiverem pulado, o primeiro que pulou se curva também. A brincadeira prossegue até o ponto em que o número de pessoas seja tão grande que já não dê mais pra saltar sobre todos. Quem não conseguir, será o primeiro a ser curvar na próxima vez.
24) MACAQUINHO CHINÊS: O macaquinho chinês, posiciona-se junto a um muro, virado para a parede, e de costas para as outras, que estão colocadas lado a lado, a cerca de dez metros ou mais. O macaquinho chinês bate com as mãos na parede dizendo: “Um, dois, três, macaquinho chinês”. Enquanto este diz a frase, os outros avançam na direção da parede. Mal o macaquinho chinês termina a frase vira-se imediatamente para os outros, tentando ver alguém correndo. Quem for visto se mexendo volta para trás até à linha de partida. Assim, as crianças só podem avançar quando o macaquinho chinês diz a frase, pois ele pode fingir voltar-se para a parede e olhar para trás, a ver se pega alguém se mexendo. A primeira criança que chegar à parede será o próximo macaquinho chinês.
25) FUTEBOL HUMANO: Várias pessoas se espalham em um campo enquanto outra tenta atravessá-lo e chegar até o fim. Porém, as pessoas do campo devem impedir (mas não poderão mexer os braços). Quem conseguir chegar no fim sem ser pego, é um herói.
26) ALERTA: O jogador pega a bola, joga ela pra cima e grita o nome de uma pessoa. A pessoa que teve seu nome citado deve pegar a bola e gritar “Alerta!”. Imediatamente, todos devem ficar estátuas. O jogador dá 3 passos e, parado, deverá tentar acertar com a bola na pessoa que tiver mais próxima. Se acertar, a pessoa atingida sai da brincadeira. Se errar, ele é quem sai.
Atividades para o Dia das Crianças
Para desenvolver aulas criativas e educativas em sala de aula, selecionamos algumas sugestões que podem ser utilizadas, principalmente nas series iniciais, confira:
- Produzir textos (Individual ou coletivamente);
- Desenhos para colorir;
- Atividades diversas para imprimir;
- Confecção de Lembrancinhas com os alunos;
- Confecção de Murais e Painéis em sala de aula;
- Confecção de um Cartão;
- Teatro;
- Roda de conversa;
- Brincadeiras e Dinâmicas;
- Jogral;
- E muito mais.
Para fazer com seu filho, neto, sobrinho, etc:
- Caminhar no parque
- Fazer um piquenique
- Andar de bicicleta
- Cozinhar com as crianças
- Fazer um teatro de fantoches
- Produzir máscaras
- Cantar, desenhar, pintar e ler
- Brincar de esconde-esconde
- Brincar de caça ao tesouro
- Entre outros
KIT DIA DAS CRIANÇAS
Uma excelente Sequência (DIDÁTICA) com Atividades e Lembrancinhas para trabalhar o DIA DAS CRIANÇAS com alunos das series iniciais. (SAIBA MAIS)
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Dia das Crianças em Portugal
Em Portugal é celebrado no dia 1 de junho. A data é chamada de Dia Internacional da Criança.
Especial Dia das Crianças para escola: Atividades, Projetos, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Decoração e muito mais.
- Poemas e Poesias
- Atividades 1 ano
- Atividades 2 ano
- Atividades 3 ano
- Atividades 4 ano
- Atividades 5 ano
- Desenhos para Colorir e Imprimir
- Atividades Direitos das Crianças
- Lembrancinhas
- Músicas
- Dinâmicas
- 10 Dicas de Brincadeiras
- Lembrancinhas com Corações para o Dia das Crianças.
- Ideias de lembrancinhas
- Ideias de Murais
KIT DIA DAS CRIANÇAS
Uma excelente Sequência (DIDÁTICA) com Atividades e Lembrancinhas para trabalhar o DIA DAS CRIANÇAS com alunos das series iniciais. (SAIBA MAIS)