Jogos cooperativos para educar as crianças em valores
Os jogos cooperativos são um excelente recurso educacional para os pequenos em casa. Basicamente, é uma atividade lúdica em que os jogadores têm um objetivo comum e unem forças para alcançá-lo. Dessa forma, as crianças aprendem a trabalhar em equipe enquanto desenvolvem suas habilidades sociais e de comunicação e aprendem a confiar nos outros. Além disso, esse tipo de jogo é uma ferramenta muito útil para ensiná-los a seguir as regras, além de incentivar novas formas de resolver problemas.
Por não se basearem na competição, os pequenos não sentem tanta pressão e podem se concentrar mais em aproveitar a experiência. Na verdade, eles são uma grande oportunidade para aumentar sua autoestima e autoconfiança, ajudando-os a desenvolver o autocontrole e gerenciar suas emoções. A melhor coisa é que os jogos cooperativos costumam ser muito divertidos, então as crianças vão se divertir enquanto aprendem novos valores.
Jogos cooperativos simples e divertidos para os mais pequenos em casa
São muitos os jogos cooperativos para os pequenos em casa se divertirem com os amigos. De jogos de tabuleiro e agilidade mental a atividades que põem à prova habilidades e habilidades físicas. No entanto, se você não quer investir em novos materiais ou perder muito tempo procurando uma opção divertida e fácil de jogar para as crianças em casa, oferecemos uma seleção de alguns jogos realmente divertidos e fáceis de aprender jogos cooperativos.
Conheça também o KIT JOGOS EDUCATIVOS: Com esse KIT você não precisa gastar horas do seu dia para criar jogos, sobrando mais tempo livre para você ficar com sua família.
São mais de 290 páginas e mais de 500 fichas de conteúdo para auxiliar ou reforçar o aprendizado das crianças. (CLIQUE AQUI PARA CONHECER)
1. A cadeia
É um jogo de cooperação muito simples e divertido cujo objetivo é formar uma grande cadeia humana. Você começa escolhendo um jogador, que deve correr para o resto do grupo para pegá-los. O primeiro que ele conseguir pegar, ele o pegará pela mão e juntos eles irão para outro jogador. Então, até eles conseguirem alongar a cadeia com todos os jogadores que participam. Quando todos forem pegos, uma nova rodada começará com os dois primeiros jogadores que foram marcados.
2. O trem
O trem é outro jogo cooperativo que os pequenos vão adorar. Para começar, eles devem ficar em fila única segurando os ombros do parceiro à sua frente como se fosse um trem. No entanto, a verdadeira diversão vem quando eles devem colocar uma bola de basquete no meio de cada par, segurando-a pelas costas do que está na frente e pelo peito do que está atrás. Claro, você não pode tocar a bola com as mãos para segurá-la. O objetivo é chegar a um certo ponto sem que as bolas caiam no chão.
3. Chuva de balão
Que criança não gostaria de presenciar uma chuva de balões? Com este jogo eles terão a oportunidade de ver um e ajudar a mantê-lo. Tudo começa com cada jogador explodindo um balão. Em seguida, eles devem ser colocados em uma determinada área, a uma distância segura um do outro, e começarão a bater no balão. Ao sinal do coordenador do jogo, todos baterão com força em seu balão para que ele suba o mais alto possível e, a partir desse momento, será tarefa de todo o grupo evitar que os balões toquem o solo. O propósito? Mantenha chovendo balões o maior tempo possível. Sem dúvida, uma maneira muito simples e divertida de ensinar as crianças a trabalhar em equipe e ajudar uns aos outros.
CONHECA O KIT JOGOS EDUCATIVO: Um maravilhoso material com jogos e atividades adaptadas que despertam a curiosidade e a criatividade das crianças em processo de alfabetização. (CLIQUE AQUI PARA CONHECER).
4. Campo minado
As crianças que gostam de desafios vão adorar este jogo cooperativo. A atividade começa colocando todo tipo de objetos no espaço do jogo para representar as “minas”. Em seguida, as crianças ficarão lado a lado, alternadamente, ou seja, algumas olham para frente e outras para trás, e darão as mãos. O objetivo é que eles alcancem o outro lado do espaço de jogo sem soltar ou tocar em nenhum dos materiais no chão. Se algum dos participantes tocar um objeto, todos devem retornar ao ponto de partida e começar de novo.
5. O lago encantado
Com um pouco de habilidade e muita imaginação, as crianças vão se divertir muito com este jogo. Para começar, um espaço é marcado no chão com giz para delimitar o “lago encantado”. No interior, são colocados anéis de plástico que simulam as pedras do lago. O objetivo é que as crianças passem de uma ponta à outra do lago sem tocar na água. Se alguém cair na água, ele não poderá se mover até que outro jogador se aproxime e o salve, dando-lhe um abraço. A ideia é que todos cheguem com segurança na outra margem, para que ninguém fique para trás. Uma maneira muito simples de ensinar as crianças a se ajudarem.
6. A Serpente
Os pequenos já sonharam em se tornar uma cobra? Com este jogo e a ajuda dos seus amigos poderão encarnar este animal e deslizar por um espaço cheio de obstáculos. Para fazer isso, eles precisarão de uma corda longa e outras mais curtas de cerca de 40 centímetros que serão amarradas à corda principal a uma distância de um metro, dependendo do número de jogadores. Cada criança deve pegar uma corda e, juntas, devem contornar os obstáculos até chegarem à meta marcada. Se alguém tropeçar, deve voltar ao ponto de partida e recomeçar.
7. O rato e o gato
É uma variante do tradicional jogo de gato e rato. Para isso, uma criança é escolhida para representar o gato e as demais atuarão como camundongos e usarão um lenço na cintura para se identificar. O objetivo do gato é pegar os ratos, segurando-os pelo lenço. No entanto, se dois ratos se abraçarem, você não poderá pegá-los. Quando você pegar um rato, ele se transformará em um gato. O jogo termina quando não há mais ratos para caçar. Sem dúvida, é uma maneira muito divertida de ensinar às crianças a importância de ajudar uns aos outros para alcançar certos objetivos na vida.
CONHECA O KIT JOGOS EDUCATIVO: Um maravilhoso material com jogos e atividades adaptadas que despertam a curiosidade e a criatividade das crianças em processo de alfabetização.