PLANO DE AULA: TRABALHANDO A LINGUAGEM MUSICAL E EXPRESSÃO CORPORAL

TRABALHANDO A LINGUAGEM MUSICAL E EXPRESSÃO CORPORAL

PLANO DE AULA: TRABALHANDO A LINGUAGEM MUSICAL E EXPRESSÃO CORPORAL
Introdução 
Não há
dúvida que as crianças pequenas adoram se movimentar. Elas vivem e demonstram
seus estados afetivos com o corpo inteiro: se estão alegres, pulam, correm e
brincam ruidosamente. Se estão tímidas ou tristes, encolhem-se e sua expressão
corporal é reveladora do que sentem. Henri Wallon nos lembra que a criança
pequena utiliza seus gestos e movimentos para apoiar seu pensamento, como se
este se projetasse em suas posturas. O movimento é uma linguagem, que comunica
estados, sensações, idéias: o corpo fala. Assim, é importante que na Educação
Infantil o professor possa organizar situações e atividades em que as crianças
possam conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo.

Objetivos 

– Conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo
– Comunicar, através do movimento, emoções e estados afetivos

Conteúdos
específicos

Expressividade / Dança

Ano 
As atividades aqui propostas podem ser adaptadas para a pré-escola.

Tempo estimado 
20 a 30 minutos

Material
necessário 

Pedaços de tecido leve (quadrados de 50×50 cm)
Aparelho de som

Espaço 
Uma sala grande. Se não houver um espaço sem móveis, prepare a sala antes,
afastando mesas e cadeiras, privilegiando o espaço central. A música é muito
importante e a cada momento da atividade vamos apresentar uma sugestão.

Desenvolvimento
da atividade 

As crianças e você também – devem estar descalças e usando roupas confortáveis!

Comece reu’nindo as crianças. A música pode ser
alegre, como A Canoa Virou (Palavra Cantada, CD Cantigas de Roda). Sentados no
chão numa grande roda, com as pernas estendidas, proponha que brinquem de massa
de pés: todos devem chegar para a frente arrastando o bumbum até que os pés de
todos se toquem. Os pés se agitam se acariciam, ora mais lentamente, ora mais
rapidamente. Você pode enriquecer a brincadeira, sugerindo:
– O meio da roda é uma piscina!
– O meio da roda é uma grande gelatina!
– O meio da roda é um tapete de grama!

Peça que todos se deitem no chão. Coloque uma música
no aparelho de som. É importante que seja uma música alegre, que estimule as
crianças a se movimentar, porém sem excitá-las demais. Sugestão: Loro (Egberto
Gismonti, CD Circense).
Não se esqueça que, para as crianças pequenas, o entorno simbólico é muito
importante para a atividade. Diga a eles que a sala vai se transformar numa
grande floresta e todos serão habitantes dela…

Todos os bichos estão dormindo. Aos poucos, vão acordar.

Primeiro todos serão aranhas, que andarão com o apoio dos pés e das mãos no
chão…
Depois se transformarão em minhocas, arrastando-se pelo chão com a lateral do
corpo…
Logo serão cobras, arrastando-se pelo chão com o apoio da barriga…

Tatus-bola, que com um movimento de abrir e fechar sua casca percorrerão a
floresta…
Leões, tigres, leopardos, de quatro patas pelo chão…

Coelhos que andam pelo espaço com pulos pequenos e cangurus que percorrem a
floresta com pulos grandes e largos…

Passarinhos que batem suas asas bem pequeninas e águias que voam lá do alto com
suas asas enormes e bem abertas…

Distribua para as crianças os pedaços de tecido
coloridos, um para cada um. É importante que eles sejam leves e que produzam
movimento ao serem agitados pelas crianças. Deixe que elas explorem a sala
manipulando os pedaços de tecido. Sugira que as crianças pintem a sala com os
tecidos, como se fossem pincéis. A sala toda tem que ficar pintada o chão, as
paredes, o teto. Diga às crianças que nenhum pedaço da sala pode ficar sem
pintar. Sugestão de música: Peixinhos do Mar (Milton Nascimento, CD Sentinela).

Sempre ao som de uma música (por exemplo Fome
Come, da Palavra Cantada, CD Canções de Brincar), sugira uma brincadeira que as
crianças adoram: peça que joguem os tecidos para cima e a os peguem, a cada
vez, com uma parte diferente do corpo:
– com a cabeça
– com a barriga
– com o braço
– com o cotovelo
– com os pés
– com as costas
– com o bumbum
– com as palmas das mãos etc.

Para terminar, um gostoso relaxamento. Sugestão
de música: Palhaço (Egberto Gismonti, CD Circense).

Organize as crianças em duplas e ofereça a elas uma bolinha de algodão ou mesmo
um rolinho de pintura, como os usados nas atividades de Artes Visuais.
Enquanto uma criança fica deitada, a outra deve acariciar seu rosto e partes do
seu corpo com o algodão ou o rolinho. Isso deve ser feito com suavidade e
cuidado, e possibilita uma interação muito especial das crianças, que, assim,
cuidam umas das outras após uma atividade movimentada.

Avaliação 
O recém-publicado documento Orientações Curriculares Expectativas de
Aprendizagens e Orientações Didáticas para a Educação Infantil da Secretaria
Municipal de Educação de São Paulo observa que a avaliação que mais deve
interessar o professor não é aquela que compara diferentes crianças, mas a que
compara uma criança com ela mesma, dentro de certo período de tempo. Assim, o
professor tem na observação o melhor instrumento para avaliar a aprendizagem
dos pequenos: eles participaram da atividade? Em qual momento se envolveram
mais? O que foi mais desafiador para cada criança? E para o grupo? Essas e
outras perguntas ajudam inclusive o professor a planejar as próximas
atividades, mantendo ou modificando suas propostas dentro do campo de
experiências do Movimento para as crianças.