A importância do texto escrito
A importância do texto escrito e da escrita: Antes do surgimento da Escrita, a comunicação acontecia por meio da fala e dos gestos.
A escrita surge em decorrência da necessidade que o homem tinha de controlar o ambiente em que vivia.
A escrita possibilitou que houvesse uma maior consciência sobre os fatos e permitiu a organização do pensamento.
Confira também: Benefícios da leitura para crianças e adultos
A importância do texto escrito
- Apresenta frases completas, sem omissões típicas da fala;
- Respeita a concordância de tempo e, dessa forma, ajuda a compreender a ordem natural dos eventos;
- Utiliza algumas categorias gramaticais com maior frequência do que a fala, especialmente advérbios, preposições, conjunções e pronomes;
- Estimula e permite à criança memorizar, decorar, repetir palavras e frases, antecipar cenas e, dessa forma, ampliar seu repertório semântico e sintático. Isso contribui para trabalhar a pronúncia das palavras e promover maior consciência fonológica;
- Conhecer e apropriar-se do universo discursivo;
- Introduz personagens diversos, que permitem à criança sair de si e estabelecer relações de previsibilidade de comportamentos, sentimentos e ações. Isso contribui para o desenvolvimento das habilidades como falar e escutar e das relações sociais e faz a criança sentir-se parte da comunidade a que ela pertence.
A importância da escrita
Confira mais: Como exercitar a leitura em cada fase da infância?
Em segundo lugar, o texto deve estar bem escrito, ortográfica e gramaticalmente. E, além disso, deve atingir as expectativas do leitor, fazendo com que ele crie um vínculo com suas ideias e abordagens.
Outra característica necessária é ser coeso e coerente. Isto é, um texto coeso é aquele que apresenta associação consistente entre seus elementos formadores. Dessa forma, vemos que a coesão é a costura entre uma ideia e outra dentro do texto, é ela quem estabelece as relações entre as informações apresentadas e elencadas. Ao passo que a coerência é a ligação desses elementos textuais. Nós percebemos logo quando um texto não é coerente, pois ele não conclui as ideias apresentadas e as ligações entre as palavras são prejudicadas, dificultando a compreensão da mensagem.
Assim, percebemos que para a construção de um texto não bastam apenas algumas ideias, é preciso cuidado na escolha do assunto, do vocabulário e na construção das frases.
Atualmente, com as facilidades da internet, muitas pessoas estão se valendo da “arte de escrever”, pois, em um momento em que é necessário se destacar, a escrita vem proporcionando visibilidade a muitos profissionais. Porém, é necessário um olhar mais atento a essa ferramenta de marketing, pois o seu texto pode falar muito sobre você e, principalmente, pode contribuir com uma má impressão profissional se você não tomar alguns cuidados, tais como:
Revisão: um texto que apresenta erros ortográficos ou mesmo de digitação denota falta de atenção, cuidado e é ponto negativo para seu currículo profissional.
Certifique-se de ter escolhido as palavras corretas dentro do contexto abordado.
Lembre-se, a função da escrita é comunicar, levar sua ideia e seu pensamento ao leitor; assim, seu texto deve ser claro e objetivo, levando a informação de uma forma que esclareça e não que cause dúvidas, sendo coerente e coeso.
Portanto, se você quer se destacar, gerar boa visibilidade e transmitir a imagem de um profissional competente, aprimore-se, atualize-se, esteja sempre em constante evolução e não descuide de seus textos.
Por: Paula Pilastri