5 dicas para ensinar as regras ortográficas.
5 dicas para ensinar as regras ortográficas: Cerca de 6 anos, a criança está pronta para aprender a escrever, sua coordenação e habilidades motoras finas foram aperfeiçoadas e suas habilidades cognitivas estão sendo refinadas.
Na verdade, nessa idade, muitas crianças começaram a fazer seus primeiros traços e, embora ainda tenham um longo caminho a percorrer, podem escrever seu nome ou palavras curtas como “mãe” e “pai”. No entanto, ainda vai demorar alguns anos para aprender a escrever bem, fluentemente e sem erros ortográficos.
Indubitavelmente, a ortografia é um dos aspectos mais difíceis de asilar as crianças quando já aprenderam a escrever, e até mesmo arrastar esses problemas até a adolescência ou a juventude. Na maioria dos casos, é porque eles não prestam atenção adequada ao escrever, embora às vezes seja uma falta de treinamento e prática. Felizmente, existem algumas estratégias que podem ajudar uma criança a melhorar sua ortografia.
Veja Também: Dicas para ensinar seu filho a ser responsável.
5 dicas para ensinar as regras ortográficas.
Estratégias para ensinar à criança as regras ortográficas: 5 dicas para ensinar as regras ortográficas.
1. Explique por que é importante ter uma boa ortografia
Se uma criança não entende por que ele deve ter uma boa ortografia, é difícil para ele prestar atenção quando ele escreve ou se esforça para aprender as regras de ortografia. É por isso que é importante que você explique com linguagem simples por que você deve escrever bem e sem erros. Você pode dizer-lhe que uma boa ortografia o ajudará a identificar as palavras que são pronunciadas, mas têm um significado diferente, conhecido como homofones. Além disso, se estes estiverem bem escritos, você pode entender seu significado mais rapidamente.
2. Desenvolva sua memória visual
A memória visual desempenha um papel muito importante no desenvolvimento de habilidades ortográficas. Na verdade, quando uma criança tiver uma boa memória visual, ele poderá lembrar as regras ortográficas mais facilmente. Uma excelente maneira de estimular a memória visual é jogar com cartas de palavras, um jogo no qual a criança é apresentada com diferentes cartas com diferentes palavras escritas. A ideia é que a criança visualize cada palavra e faça uma “imagem mental”. Desta forma, na próxima vez que você usá-lo, será mais fácil lembrar como escrevê-lo.
3. Incentive-a a ler
A leitura é um método muito eficaz para corrigir erros ortográficos em crianças, o que também é explicado graças ao desenvolvimento da memória visual. Na prática, mais vezes a criança lê uma palavra, mais provável é lembrar como está escrito. Do mesmo modo, será mais fácil para você distinguir os homofones e lembrar aqueles que têm uma ortografia complexa. Sem mencionar que a leitura também é um excelente exercício para expandir o vocabulário, facilitando a escrita e melhorando a gramática.
4. Incentive-o a praticar
A prática é a mãe de habilidade e conhecimento. Ninguém nasceu sabendo, e há muito poucos que têm a capacidade de assimilar o conteúdo ao primeiro. É por isso que é importante que você encoraje a criança a praticar sua ortografia, seja repetindo as palavras várias vezes, fazendo ditados ou recorrendo a jogos de palavras, como palavras cruzadas. Cada vez que a criança repete uma palavra, ele estará automatizando sua escrita, de modo que, quando ele tiver que usar novamente, ele se lembrará mais facilmente.
5. Lean nas tabelas básicas de ortografia
Outra estratégia muito eficaz para ensinar uma ortografia infantil é apresentar as tabelas básicas de ortografia. Você pode encontrar diferentes tipos de tabelas de ortografia, pois cada um é baseado em diferentes recursos de ensino, sejam imagens, rimas ou sequências. Basicamente, é sobre a criança memorizando o conteúdo da mesa, para que ele possa reproduzi-lo mais tarde sem ter que recorrer a ele. Portanto, o ideal é que você tenha a mesa sempre à mão, pelo menos até que você possa “fotografá-la mentalmente”.
5 dicas para ensinar as regras ortográficas.
Com Informações do site ETAPA INFANTIL – Traduzido por – SÓ ESCOLA.