Seja a calma que você deseja ver em seu filho
Seja a calma que você deseja ver em seu filho: Ansiedade em crianças precisa de calma para se recuperar.
Os adultos querem ver em nossos filhos calma e calma. Mas nós esquecemos uma coisa importante: olhar no espelho e perceber que somos as primeiras pessoas encarregadas de controlar as emoções e ensinar nossos filhos a ser uma grande quantidade de petróleo e não apenas exige-lo.
Leia ainda:
- Exercícios de respiração para aliviar o estresse em crianças pequenas
- O pote da calma inspirado no Método Montessori
- Jogos de respiração para controlar a ansiedade infantil
Também é verdade que há muitas situações na vida que, sem perceber, nos fazem sentir inquietos, como quando nos preocupamos que nossos filhos não façam amigos na escola, quando percebemos que estão nervosos com um exame … E nosso papel é sem dúvida, tranquilizá- los , nós lhes dizemos que tudo vai dar certo. Mas você continua preocupado, e é a coisa mais normal do mundo.
Seja a calma que você deseja ver em seu filho
Ter uma criança com ansiedade
Se você tem uma criança ansiosa sobre o problema e se sente exasperada, desamparada e até mesmo exausta, você deve saber que a esperança é a última coisa que deve ser perdida. Não desista de encontrar uma maneira apropriada de alcançar seu filho. Em vez de se concentrar no objetivo final de reduzir a ansiedade, comece com um passo pequeno e poderoso: crie uma conexão empática com seu filho.
Se houver situações que o sintam cansados / até mesmo irritados por tentar ajudar seu filho com ansiedade, escreva em uma folha de papel os três pontos fortes mais fortes do seu filho. Pense e escreva três exemplos em que seu filho usou recentemente seus pontos fortes e mantém esse papel com você o tempo todo. Toda vez que você vê que seu filho tem ansiedade por uma situação específica, então você terá que seguir algumas das estratégias que vou explicar abaixo.
Estratégias para o seu filho aprender a ficar calmo
A regra do fast food: ouça e repita
Esta regra é simples e foi desenvolvida pelo autor Harvey Karp. Isso nos lembra que quando vamos a um restaurante de fast food e pedimos uma refeição que eles nos oferecem, uma vez que pedimos, eles sempre repetem a mesma ordem ao encomendar, por exemplo:
Você: me pinte um hambúrguer e algumas batatas fritas
Dependente: Então, você quer um hambúrguer e algumas batatas fritas?
Desta forma, quando alguém repete o que estamos dizendo, nos sentimos ouvidos e respeitados e uma conexão imediata é construída. Nesse sentido, antes de procurar desesperadamente uma solução para o problema que faz com que a criança sofra ansiedade, é melhor ouvi-lo e repetir novamente o que ele está nos expressando. Assim, você estará validando seus sentimentos e seus filhos sentirão muito mais compreendidos e respeitados.
Seja a calma que você deseja ver em seu filho: fique quieto
Tomar essa decisão é muito importante na vida de seus filhos. É uma maneira poderosa de responder às suas ações, ouvir seu filho com atenção e silêncio. Depois de ter explicado o que o preocupa – mesmo se você estivesse chorando ou gritando – fique em silêncio. Quando chegar a hora certa, diga-lhe que o escuta e que está ao seu lado, abrace-o e dê-lhe o amor que precisa para sentir conforto.
As crianças são muito intuitivas e podem sentir sua energia e imitar seus comportamentos. Não subestime o efeito dominó desses micro-momentos de calma que podem ter sobre o bem-estar de seu filho. O silêncio, a calma, serão capazes de cultivar em seu filho e ficar infectados – o sentimento de paz e tranquilidade.
Lembre-se de que também é importante que você trabalhe sua respiração lenta com seu filho para que ele sinta ainda mais calma e serenidade dentro dele.