Psicomotricidade não é só motricidade
Psicomotricidade não é só motricidade. Será que estamos praticando corretamente???
É muito comum o professor trabalhar a motricidade, a coordenação motora e achar que está explorando o desenvolvimento psicomotor da criança e a psicomotricidade infantil.
No entanto, o desenvolvimento motor é apenas um dos eixos que englobam a psicomotricidade.
Psicomotricidade não é só motricidade
Os três eixos de desenvolvimento devem ser explorados em conjunto, visando o desenvolvimento integral da criança. Desta forma, a psicomotricidade deve ser a base da prática pedagógica na educação infantil.
Desenvolvimento motor:
O desenvolvimento motor é de extrema importância, permitindo as crianças o controle do próprio corpo.
Inicia-se no terceiro mês de gestação, quando o feto começa a se movimentar no útero, e consolida-se aos 7 anos de idade.
O desenvolvimento motor ocorre de forma natural, a medida que ocorre o amadurecimento do sistema nervoso central. No entanto, os estímulos oferecidos, o ambiente e materiais propícios e as interações garantirão a plenitude do desenvolvimento motor.
A escola deve ser um ambiente motivador, desde o berçário, criando condições que favoreçam o desenvolvimento motor, respeitando a faixa etária e às necessidades individuais de cada criança.
O que explorar para favorecer o desenvolvimento motor:
- Coordenação motora ampla, fina e visomotora
- Esquema corporal
- Lateralidade
- Esquema espacial e temporal
- Equilíbrio
- Percepções
Os resultados de um bom desenvolvimento motor trarão benefícios posteriores para as crianças, com resultados positivos na fase de alfabetização, na sequência da vida escolar e para vida social e cultural, com o domínio e conhecimento do próprio corpo.
Desenvolvimento cognitivo:
O desenvolvimento cognitivo é um processo pelo qual a criança adquire conhecimento de mundo ao longo da vida.
A escola é o ambiente que formaliza o conhecimento e possibilita o desenvolvimento cognitivo, por meio da sistematização dos conteúdos.
Para tanto é necessário conhecer as características do desenvolvimento de cada faixa etária e acima de tudo respeitar a individualidade de cada criança.
Em um mundo de informação fácil devido à grande evolução tecnológica, propiciar o desenvolvimento cognitivo da criança, transformando conhecimento em aprendizagem significativa têm sido um grande desafio para as escolas.
A escola deve visar o desenvolvimento integral da criança, possibilitando que ela seja o centro do processo ensino-aprendizagem e atue diretamente como protagonista em sala de aula.
A partir do berçário já é possível iniciar a estimulação do desenvolvimento cognitivo, por meio da linguagem, da memória, do raciocínio, da imaginação e da criatividade, favorecendo ao aluno a inserção ao mundo de forma crítica, participativa e atuante, sendo este um apaixonado pela arte de pensar.
Desenvolvimento psíquico:
Talvez este seja um dos aspectos menos trabalhados na escola, a educação das emoções das crianças.
Ao falar de psicomotricidade, estamos diretamente falando de afetividade, de relações interpessoais, de autoconhecimento, de educar as emoções e na necessidade de um olhar especial para “dentro” da criança (por ela própria e pelas outras).
A escola precisa explorar o desenvolvimento psíquico das crianças, desde o berçário.
É necessário estimular o aluno a pensar antes de agir e reagir, dar condições para que ele resolva seus conflitos em sala de aula, saber lidar com o medo e as frustrações, educar a autoestima, saber perder, expressar suas vontades, desejos e sentimentos, correr riscos, ser empreendedor, solidário e principalmente se autoconhecer.
A psicomotricidade vai muito além da educação motora. Deve ser a base da educação infantil e muitos aspectos devem continuar a ser explorados e aprimorados durante a vida escolar da criança.
O desenvolvimento motor, cognitivo e psíquico não são isolados, se completam e se complementam, devem ser explorados e estimulados em conjunto, visando a formação humana de forma integral.
Psicomotricidade não é só motricidade
Postagem retirada do blog “Educação Sem Segredos” – www.educacaosemsegredos.com.br
Se gostou da postagem, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.
Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA