Benefícios de ditar a crianças
Benefícios de ditar a crianças: O ditado é um dos recursos tradicionais mais utilizados na educação infantil. Basicamente, este é um exercício através do qual o professor lê um texto previamente escolhido e os alunos escrevem o que ouvem, tendo em conta não apenas o vocabulário e estrutura gramatical, mas também o posicionamento adequado de pontuação e uso de maiúsculas.
Geralmente é usado para familiarizar as crianças com novas palavras e pronuncias, mas ,na realidade, esse não é o único benefício que reporta.
Benefícios de ditar a crianças
As vantagens dos ditados não se limitam exclusivamente à área escolar, vários estudos demonstraram que este recurso educacional também oferece outros benefícios para o desenvolvimento cognitivo das crianças.
1. Melhore o pensamento lógico
Em um ditado, não é importante apenas que as crianças reconheçam e reproduzam as palavras que ouvem, mas também que lhes dão um sentido coerente para que possam formar frases. Só então eles serão capazes de reproduzir o texto original seguindo um fio condutor lógico. Isso explica por que o ditado começa com uma leitura inicial do texto, o que ajuda as crianças a entender o conteúdo em sua totalidade e dar sentido à estrutura semântica. Portanto, é um excelente exercício para estimular o pensamento lógico desde uma idade precoce.
2. Estimule a criatividade
Existem vários tipos de ditados, entre eles o ditado criativo, uma variedade na qual o professor somente lê substantivos, verbos, adjetivos e advérbios do texto, de modo que as crianças devem adicionar o resto, isto é, as proposições, os artigos , conjunções e pronomes. Além disso, há outro tipo de ditado criativo em que o professor começa com uma frase e, em seguida, cada um dos alunos traz uma nova ideia, que determina o resto, para fazer sentido do texto em geral. Estes são dois exercícios muito eficazes para melhorar a criatividade e a agilidade mental das crianças.
3. Concentração do trem
Os dicionários são um bom exercício para treinar a concentração em crianças, especialmente aqueles que sofrem de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade . O fato de que eles devem permanecer atentos à leitura do professor, de modo a não perder nenhum detalhe, favorece a atenção seletiva, ajudando-os a serem abstraídos dos estímulos externos. Alguns tipos de ditado, como o ditado criativo, podem ser particularmente benéficos para desenvolver a concentração em uma idade precoce, pois neste tipo de exercício, as crianças não só precisam estar atentas ao ditado, mas também devem preparar mentalmente sua contribuição para o texto.
4. Fornece memória
Claro, o ditado também treina a memória. Na verdade, é um exercício ideal para incentivar a memória de curto prazo em crianças, instando-os a lembrar o texto por alguns minutos e depois reproduzi-lo. Uma das versões mais úteis para este propósito é mostrar às crianças primeiro o texto para que “consertem” as palavras com maior dificuldade e, em seguida, removam o texto para ditar. Desta forma, não só a memória de curto prazo, mas também a memória visual é treinada.
5. Trabalho em equipe poderoso
Um dos tipos de ditados mais comumente usados nas aulas geralmente é ditado por casais. Basicamente, consiste em uma criança que dita um texto ao seu parceiro e, em seguida, esse parceiro dita outra parte do mesmo texto. É um exercício muito útil para incentivar o trabalho em equipe, uma habilidade que será muito útil para as crianças à medida que crescem. Além disso, também ajuda a desenvolver algumas habilidades sociais e fortalecer relacionamentos dentro do grupo.
Muito esclarecedor.