Como controlar o mau humor das crianças sem limitar sua inteligência?
Como controlar o mau humor das crianças sem limitar sua inteligência? O mau humor em crianças é um sinal de inteligência.
Como controlar o mau humor das crianças sem limitar sua inteligência?
O mau humor não precisa ser algo negativo.
Tudo indica que o mau humor pode se tornar um ótimo aliado para o desenvolvimento das habilidades cognitivas das crianças. No entanto, o mau humor também tem um lado negativo: as crianças mal-humoradas tendem a ter menos capacidade de autocontrole, desenvolvem menos estratégias para resolver conflitos e, conseqüentemente, têm um círculo menor de amigos. A longo prazo, o mau humor pode levar a um transtorno de conduta, que afeta não só a criança, mas também a sua volta.
Para reduzir esses riscos e aproveitar as vantagens cognitivas que traz o mau humor, o ideal é ensinar as crianças a controlar suas reações negativas desde uma idade precoce. É importante ensiná-los a se expressar com palavras e não a gritar ou vencer, bem como a evitar situações ou pessoas que as irritam. Eles também devem aprender a canalizar suas emoções, seja distanciando-se da situação que os irrita, seja ao praticar técnicas de autocontrole emocional.
Confira ainda: No Brasil não se dá valor ao trabalho e sim aos bens
Para concluir, vale a pena esclarecer que essas estratégias só serão eficazes se as crianças tiverem um bom exemplo em casa. Se as crianças percebem que seus pais se irritam com freqüência e perdem o controle, eles provavelmente assumirão que essa reação é normal e acabam imitando-a. Portanto, se você quer que seu filho não fique tão irritado, você deve se tornar seu modelo.