Agressão infantil: Por que uma criança pode ser agressiva?
As queixas mais frequentes referem-se a um comportamento rebelde e manipulador . No entanto, é um problema que deve ser interrompido o mais rápido possível, porque o que começa com uma agressividade em situações específicas pode se tornar uma desordem negativista desafiante. De fato, é uma alteração muito comum.
Entretanto, deve-se ressaltar que o comportamento agressivo em crianças não se inicia subitamente, mas obedece a causas específicas, algumas são internas, outras se devem à influência do meio ambiente.
Agressão infantil: Causas externas e internas
Causas externas
Watson , um dos pais da psicologia comportamental, disse: “Dê-me uma dúzia de crianças saudáveis para ser educado, e eu prometo que escolher um aleatoriamente e treiná -lo para ser tornar um especialista de qualquer tipo – médicos, advogado, artista, empresário e até mendigo ou ladrão “ . Claro, isso é uma afirmação exagerada, mas hoje nós sabemos que fatores externos desempenham um importante papel no desenvolvimento do papel personalidade da criança e, é claro, pode afetar a agressão.
disciplina da família . A família é o primeiro e mais importante grupo social em que a criança está inserida e na qual aprende as regras básicas da convivência. Portanto, a disciplina aplicada pelos pais desempenha um papel importante na expressão da agressividade. De fato, sabe-se que uma educação pouco exigente ou, pelo contrário, muito rígida ou hostil, estimula o comportamento agressivo na criança.
Modelos de comportamento . Outro fator importante que afeta a expressão da agressividade são os padrões de comportamento que a criança recebe, principalmente de seus pais. Isto é o que é conhecido como modelagem e refere-se ao processo de imitar os comportamentos que a criança vê em seu ambiente. Dessa forma, se os pais ou outros referentes sociais mantiverem um comportamento hostil ou agressivo, a criança compreenderá que esse modelo é apropriado e repetirá esses mesmos padrões de resposta negativa.
incongruência educacional . Outro elemento que influencia a agressividade é a incongruência educacional. Essa incongruência se manifesta quando os pais desaprovam a atitude hostil, mas a punem com outro comportamento hostil ou ameaçador, ou quando o mesmo comportamento agressivo é às vezes punido e às vezes ignorado. Além disso, o desacordo entre os pais em relação aos padrões educacionais é outra forma de incongruência que pode promover a agressão infantil.
Agressão infantil
Causas internas
A agressão não é causada apenas por fatores externos, há também causas internas, e é por isso que algumas crianças, apesar de crescerem em ambientes hostis ou em famílias rompidas, nem sempre respondem com violência.
fatores orgânicos . Existem poucos casos de agressão infantil que são baseados em problemas de natureza orgânica, como alterações hormonais ou até mesmo deficiências nutricionais. Fatores mais complexos também podem estar envolvidos, como alterações em alguns dos mecanismos cerebrais, especialmente nos lobos frontais, que regulam o comportamento. Além disso, em pessoas com tendência a serem agressivas, níveis anormalmente baixos de serotonina foram encontrados, um neurotransmissor envolvido no manejo de emoções.
Déficit de habilidades sociais . Habilidades sociais são o que nos permitem nos inserir na vida social de uma posição tolerante, flexível e aberta. No entanto, todas as crianças não são capazes de desenvolver essas habilidades, o que pode desencadear uma tendência a responder de forma agressiva. De fato, tem sido apreciado que a ausência de estratégias sociais para lidar com a frustração ou o estresse é muitas vezes uma causa de agressão e hostilidade.
Agressão infantil
Se gostou da postagem, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.