Mecher ou mexer
A maioria das pessoas tenta descobrir qual a grafia correta: Mecher ou mexer. As regras são mais simples do que você pode imaginar. O erro é muito comum, mas também é fácil de se entender: mecher, com CH, não existe na língua portuguesa.
Como o som de X e CH se confunde na maioria das palavras com uma das duas opções, a dúvida é grande quanto ao uso. Apesar de haver algumas exceções, a regra gramatical quanto ao uso de cada um explica muito bem a diferença na escrita.
Veja também:
Mecher ou mexer: saiba qual dos dois está correto
MEXER
No dicionário, “mexer” significa “misturar ou movimentar o interior de algo”. Você pode se referir a uma coisa ou pessoa, por exemplo. Também pode representar empenho para conquistar algo. Entre os seus sinônimos estão balançar, movimentar e tocar.
O verbo pode assumir diversas formas nas orações: intransitivo, pronominal, transitivo direto, transitivo indireto. A origem da palavra vem do latim: miscere. A palavra originária refere-se a colocar algo em movimento, assim como a derivada na língua portuguesa.
Veja a conjugação do verbo no pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) mexi
(Tu) mexeste
(Ele) mexeu
(Nós) mexemos
(Vós) mexestes
(Eles) mexeram
Agora, confira alguns exemplos do uso da palavra mexer em diversas situações, assumindo funções diferentes, porém sempre com X:
- Mexa-se, você precisa seguir em frente!
- Ele mexeu nas minhas gavetas
- Mexer com ele não é uma boa ideia.
- As palavras dele mexeram comigo.
- Não mexa no que não é seu!
- Ele mexe com fios o dia todo na empresa.
- Eu preciso me mexer!
- Você tem que mexer o arroz para não queimar.
- Ela mexe com números.
- Você precisa mexer o corpo na aula.
MECHER
- A palavra escrita com CH não existe na língua portuguesa. Portanto, essa é uma grafia incorreta do verbo mexer e nunca deve ser utilizada.
X ou CH?
- Com uma pequena regra você pode solucionar para sempre a dúvida entre X ou CH nas palavras.
Você precisa apenas estar atento aos casos em que se usa X nas palavras:
- Após as sílabas “me” ou “en”: mexer, enxoval;
- Após ditongos: caixote, peixe, ameixa;
- Palavras com origem indígena ou africana: orixá, xará.
Exceções
Após ler as regras acima, você pode continuar com dúvidas. “Encher”, por exemplo, inicia com “en”, mas é escrito com CH, é isso? Sim, é isso! Você não está aprendendo errado.
Como toda regra, o uso de X e CH também tem suas exceções na língua portuguesa. Nesse caso, lembre-se de algumas palavras que fogem da regra: enchente, encher, enchimento, preencher, gaúcho etc.
Mecher ou mexer? Vídeo
Ainda com dúvida? Mecher ou mexer? É com x ou ch? confira o vídeo a seguir: