Método Montessori para ensinar as crianças a ler e escrever
Utilize o Método Montessori para ensinar as crianças a ler e escrever.
Entre 4 e 6 anos a maioria das crianças têm dominado a língua nativa, tem um vocabulário bastante extenso e seu cérebro ter amadurecido o suficiente, então eles estão prontos para aprender a ler e escrever. Na verdade, não é necessário esperar até que eles iniciem a escola, já que em casa você pode começar a familiarizar as crianças com a leitura e a escrita.
Um dos métodos mais simples e eficazes que você pode usar é o método Montessori, criado pela pedagoga italiana María Montessori.
Utilize o Método Montessori para ensinar as crianças a ler e escrever
O método Montessori caracteriza-se por promover a independência e a autonomia das crianças durante o aprendizado, dando-lhes um papel ativo no aprendizado da leitura e da escrita. De fato, um dos princípios básicos desse método é dar à criança liberdade para descobrir as letras e palavras para si mesmo. Portanto, você deve apostar no uso de materiais sensoriais que permitem que a criança experimente fonemas através dos sentidos.
Outra de suas peculiaridades desse método é que ele incentiva as crianças a aproveitar períodos sensíveis, aqueles momentos de desenvolvimento quando estão prontos para assumir novos conhecimentos e são mais receptivos a certos aprendizados. De acordo com o método Montessori, é inútil forçar uma criança a aprender algo para o qual ela não está preparada, por isso é importante esperar até que ela atinja a maturidade necessária para que possa aprender a ler e a escrever.
Além disso, o método está empenhado em adaptar o processo de aprendizagem ao ritmo de cada criança. Algumas crianças são mais precoces do que outras e podem avançar rapidamente no conteúdo. No entanto, outras crianças terão mais dificuldade em aprender a ler e escrever e é importante reajustar o conteúdo ao ritmo de aprendizado e oferecer a ele o tempo necessário.
Ao contrário do método tradicional que se concentra nas sílabas, o método Montessori enfatiza a aprendizagem dos fonemas independentemente, já que, sendo unidades menores de som, é mais fácil para a criança aprendê-las. Além disso, o método destaca a importância da consciência fonológica, uma habilidade que permite que a criança reconheça e reproduza os sons da linguagem falada mais facilmente. Assim, em vez de nomear as letras como tradicionalmente conhecidas no alfabeto, são nomeados por seu som, por exemplo, a letra B, em vez de ser chamado de “ser” chamado “bbb”.
Outra de suas principais diferenças com o método tradicional e também uma de suas maiores vantagens é que ele tenta evitar a abstração, incitando a criança a assimilar os novos conceitos através de seus sentidos. De acordo com o método Montessori, é muito importante que a criança manipule as letras, visualize a vocalização dos fonemas e sinta as vibrações na garganta ao pronunciá-las, pois assim ele não apenas aprenderá mais rápido, mas também melhor.
Método Montessori para ensinar as crianças a ler e escrever
Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “Método Montessori para ensinar as crianças a ler e escrever“, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.
Esse método é magnífico. Mesmo aplicado em crianças fora da faixa etária/série, causa um efeito mais eficaz, por eles estarem com maturidade, junto à vontade de aprender. A manipulação de materiais pedagógicos que envolvam letras, sonoridade, sílabas, palavras e pequenos textos. Os que aprendem primeiro, encantam os mais vagarosos e nesse contraste eles mesmos constroem o saber ler, nesse momento o professor faz a leitura exemplar, ora sonorizando as letras, ora lembo sílabas diferentes e por vez a leitura de texto. Toda essa salada estimula o aluno a querer ler e ler com eficiência.