Jogo da corrida matemática
Selecionamos nesta postagem uma super ideia para trabalhar com os alunos das series iniciais, chamado “Jogo da corrida matemática”. É uma maravilhosa sugestão para trabalhar as quatros operações (Adição, subtração, multiplicação e divisão).
Jogo da corrida matemática para trabalhar as 4 operações
COMPONENTES:
- Tabuleiro medindo 50 cm x 70 cm;
- 3 dados;
- 8 pinos de marcação distribuídos em quatro cores diferentes.
COMO JOGAR:
- Cada participante inicia o jogo quando, ao lançar seus dados, possa alcançar os valores 0 ou 1;
- O participante avança de acordo com os valores obtidos;
- Cada participante pode avançar sempre em linha reta, podendo alterar sua direção somente no início de cada jogada;
- Passe-livre: trata-se de estações na cor laranja distribuídas em várias partes do tabuleiro. O participante que capturar o passe-livre tem o direito de realizar três jogadas, podendo avançar em qualquer direção;
- A atividade é recomendável para, no máximo, 8 participantes.
- Cada jogada deve ser realizada em tempo determinado entre 20 e 30 segundos;
- O participante que primeiro concluir a travessia vence.
Inicia-se a atividade com cada participante lançando os dados para organizar a ordem de jogadas. Começa a atividade o participante que obter o maior número de dados pares. Caso haja empate, inicia quem obtiver a maior soma entre os dados pares.
Com a sequência de jogadas definida, cada participante pode realizar sua jogada, lembrando que só avança o participante que conseguir o valor zero ou um para, então, dar início a sua jogada. A partir daí é só ir avançando de acordo com o valor obtido, sempre seguindo a regra (avançar em linha reta).
O participante pode também traçar sua estratégia buscando acumular passes-livres, o que lhe dá o direito de realizar três jogadas na direção que preferir, facilitando assim seu modo de chegar ao fim.
CONTEÚDOS ABORDADOS:
- Adição;
- Subtração;
- Multiplicação;
- Divisão.
SOBRE A ATIVIDADE
A Corrida Matemática é um jogo que propõe estimular o raciocínio lógico e o cálculo mental. Foi desenvolvido para auxiliar professores que atuam no Nível Fundamental, pois pretende despertar o interesse dos alunos pela Matemática, buscando incentivá-los a dominar as quatro operações básicas.
O jogo pode ser aplicado para até oito participantes de duas formas distintas: inicialmente, de forma individual, cada participante joga com o intuito de concluir a travessia o mais rápido possível e assim vencer; ou também em dupla: a dupla vence quando os dois participantes concluírem a travessia.
Vale ressaltar que, através da aplicação do jogo na escola de atuação do PIBID, a atividade, quando realizada em duplas, mostrou-se de melhor proveito, pois, além de estimular no aluno o gosto pela Matemática, também exercita o trabalho em grupo, que é preponderante na formação do aluno.
Fonte: Jaqueline Engelmann (Organizadora).