Jogo infantil de acordo com a idade da criança
Jogo infantil de acordo com a idade da criança – Brincar é divertido! O jogo é aquela atividade que não busca mais objetivo do que diversão, então qualquer atividade, estruturada ou não estruturada, que as crianças achem divertida e prazerosa, pode ser considerada um jogo.
Através do jogo, as crianças não apenas se divertem, descobrem seu ambiente, aprendem e testam suas habilidades. Eles não apenas desenvolvem suas habilidades físicas, mas também sua capacidade de resolver problemas, criatividade e até mesmo suas habilidades comunicativas e sociais. Ao brincar, as crianças começam a simular situações sociais e aprendem a se adaptar às situações.
Uma vez que o brincar é o fio condutor de seu desenvolvimento durante toda a infância, é normal que os interesses da criança mudem enquanto ele brinca e que seus próprios jogos mudem à medida que crescem.
Jogo infantil de acordo com a idade da criança
Os tipos de brincadeira de acordo com o estágio de desenvolvimento infantil:
Jogo funcional – do nascimento aos 6 meses
Durante este estágio, o bebê fará movimentos espontâneos e descoordenados com seus braços, pernas e mãos. Esses movimentos geram prazer e ajudam-no a dominar as diferentes funções corporais. No final desta fase, quando você dominar melhor seus movimentos, você começará a descobrir os objetos, então ficará fascinado por tê-los em suas mãos e levá-los à sua boca.
Jogo de Exploração – de 6 a 12 meses
Nessa idade, o jogo está se tornando uma atividade independente que permite explorar seu ambiente, principalmente porque você já pode manter seu equilíbrio. Este jogo é geralmente repetitivo e monótono, pois a criança quer verificar se a cada vez que realiza uma ação, obtém o mesmo resultado. É um jogo muito manipulador que favorece o desenvolvimento do pensamento concreto.
Jogo de auto-afirmação – de 1 a 2 anos
Nesse estágio, os objetos perdem parte de seu papel, pois o mais importante para a criança é descobrir seu potencial. Suas conquistas motoras, o fato de que ele já pode andar, juntamente com o seu melhor domínio da linguagem, encoraja-o a explorar suas novas habilidades. No entanto, a criança ainda é egocêntrica demais e não tem as habilidades sociais necessárias para brincar com seus pares, então ele manterá um jogo paralelo. Não é incomum ver crianças menores de dois anos observando como as outras crianças brincam, sem serem incentivadas a participar, ou mesmo assistindo-as brincando lado a lado, cada uma sozinha. No entanto, eles podem brincar com crianças mais velhas ou adultos para orientá-los.
Jogo simbólico – de 2 a 4 anos
Nesta idade, os jogos que as crianças mais gostam são as construções e consequentes destruições. O interesse pelas construções se deve à necessidade de experiências para ordenar o mundo de acordo com suas próprias regras. A destruição responde ao desejo de demonstrar suas habilidades e impor seu controle. No entanto, nesta idade já existe uma conexão entre movimentos e símbolos, que será a base para as dramatizações. De fato, a criança começa a repetir experiências positivas passadas em seus jogos.
Jogo pré-social – dos 4 aos 6 anos
Nessa idade, a criança começa a se interessar por seus colegas de brincadeira, embora ele ainda goste do jogo sozinho. Na verdade, um amigo imaginário pode aparecer nesse estágio. A criança começa a fingir que é outra pessoa e assume diferentes papéis previamente acordados com seus companheiros de brincadeira. É um jogo de imitação no qual as primeiras regras acordadas aparecem com seus contemporâneos.
Jogo social – dos 6 aos 8 anos
Brincar com outras crianças torna-se muito importante e é essencial para consolidar sua identidade. A criança trata todos os seus pares igualmente, mas começa a buscar alianças estratégicas para começar a competir entre si, isso é o que é conhecido como “jogos de proeza”. Nessa idade, os jogos já possuem regras fixas criadas por eles mesmos e todos devem cumpri-las.
Jogo competitivo – dos 8 aos 12 anos
Nesta fase, a importância das outras crianças é enorme, por isso muitas vezes não permitem que os adultos participem no jogo. Nesta fase geralmente aparecem jogos muito competitivos que depois se transformarão em jogos esportivos para transformar o “eu” em “nós”. O objetivo será ter sucesso como um grupo.
Jogo infantil de acordo com a idade da criança
Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “Jogo infantil de acordo com a idade da criança”, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.
Gostei. Principalmente da parte em que diz que nessa fase a criança constrói e destrói para mostrar suas habilidades e impor seu controle…