As contribuições de Jean Jacques Rousseau para a Humanidade

As contribuições de Jean Jacques Rousseau para a Humanidade – Autor suíço, nascido em Genebra no século XVIII, foi um dos mais importantes escritores do Iluminismo francês, precursor das ideias socialistas e do romantismo, contestador da propriedade privada. Foi considerado o grande teórico da educação, um marco na Pedagogia Contemporânea, seus pensamentos influenciaram a Revolução Francesa. (ARANHA,1989).

Rousseau apresenta uma nova proposta de educação, enfatizando a necessidade de educar a criança para que se torne autônoma, ou seja, tornar-se sujeito e dona de seu próprio destino, passando a pensar por conta própria. Criando então um personagem, Emílio, o pensador no contexto de sua época reformulou princípios educacionais, elaborando uma educação libertadora, na Pedagogia natural, Emílio é totalmente livre, que brinca, que cai e até se machuca, afirmando, assim, que a função da educação é ensinar a criança a viver, aprender e exercer a liberdade. (ROUSSEAU, 1999).

Para Rousseau, o princípio fundamental da boa educação é fomentar na criança o prazer de amar as ciências e seus métodos. E aos mestres cabiam incitar esses sentimentos. Rousseau pensava a educação guiada não pelo divino e nem pelo destino e sim pela razão. Ele propunha uma educação que tomasse conhecimento do homem como essência e ao mesmo tempo ética, ou seja, um homem ideal para a sociedade que deveria integrar-se.

O autor no século XVIII, já propunha que a criança primeiramente brincasse e praticasse esportes, pois através da brincadeira, aprenderia a linguagem, o canto, a aritmética e a geometria, e assim, criaria princípios para construção de sua autonomia. Se traçarmos um paralelo entre a época de Rousseau para a atualidade, poderemos realizar questionamentos e comparações, pois, na atualidade existem CMEIs e Pré-escolas para atendimentos das crianças, devido as mulheres estarem envolvidas no mercado de trabalho, e não exercerem como no passado o papel de cuidadora em tempo integral dos filhos. Essa realidade influenciou o surgimento de leis, que consideramos benefícios para a criança como a LDB 9394/96, o qual integra a Educação Infantil, como a primeira Etapa da Educação Básica.

Segundo Rousseau, o ser humano não preso a um solo único, é a educação que prepara a criança para travar contato com um mundo maior, que seu quarto, que sua cidade e até que seu país.

Além do Livro de Emílio ou da Educação, Rousseau tem outras obras importantes, tanto quanto a primeira:
A nova Heloísa – Romance que exaltava a vida familiar, a moral, criticando a sociedade da época. Este livro teve cinquenta edições, exercendo grande influência sobre no governo jacobino, neste livro ele exaltava ideias de igualdade, bondade do povo, a supremacia da maioria.
Emílio ou Da Educação – Romance com objetivos educacionais e desenvolvimentos das potencialidades da criança, tendo como princípio: a liberdade como direito e como dever, esse livro teve vinte e duas edições.
Contrato Social – Onde Rousseau expressa sua opinião sobre o governo. Segundo ele, os homens fazem entre si acordos ou pactos, através deles todos os homens seriam iguais em direitos. O Governo e o Estado, nasceram do Contrato entre os homens, submetidos as leis que só seriam aprovadas mediantes a votos.

Segundo Rousseau, o contrato social era soberano, ou seja, o povo unido ditando a vontade geral. Ele afirmava que: ”toda a lei que o povo em pessoa não tenha ratificado, não é lei, é nula…” Ele revolucionou a educação, com suas concepções de infância, influenciou e influencia pessoas com seus conceitos de Governo, de Estado, senso de liberdade, de justiça, e de democracia.

REFERÊNCIAS :
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda , História da Educação. São Paulo: Editora Moderna (1989)
ROUSSEAU, Jean Jacques, Emílio ou Da Educação 2ª Ed. São Paulo: ed. Martins Fontes (1999).

Autores:
Patrycia Scarlatelli
Rita Melo
Valdeci Lopes

As contribuições de Jean Jacques Rousseau para a Humanidade

por RITA DE CÁSSIA MELO

Graduanda em Pedagogia, pela Faculdade Araguaia, 7º período. Especialização em Formação de Professores: Libras e Braile. Estagiária no campo de Ead pela Escola Superior do Ministério Público de Goiás. Formada em Libras pelo Instituto Chaplin. Formada como Tutora em EaD pela Escola Superior do Ministério Público de GO, e pelo Instituto EaD Virtual. e Conteudista pelo Sistema Fieg.