Se os pais não respeitarem os professores, os filhos também não vão
Se os pais não respeitarem os professores, os filhos também não vão –
As crianças aprendem todos os valores em casa e o respeito pelos professores não é exceção. Não é de surpreender quando um pai vai conversar com um professor e desrespeita o profissional. Então tudo se encaixa, já se entende por que o aluno tem um mau comportamento nas aulas ou por que ele não é capaz de respeitar a autoridade educacional entre as quatro paredes.
Falta de respeito
Até pouco tempo atrás, era bastante comum os alunos abordarem seus professores com uma barreira emocional entre eles que se refletia na linguagem. Os alunos conversaram com seus professores sobre você, sem ensiná-los. Eles até se levantaram quando o professor entrou na aula. Talvez seja apenas uma linguagem para você, mas, na realidade, era uma forma de respeito pela autoridade … e isso está sendo perdido.
Foi em 2009, quando foi decidido na Espanha colocar paletes nas salas de aula para criar o professor e que ele pudesse ter uma melhor visão da classe e que, dessa maneira, não precisaria silenciar tantas vezes, mas isso não instilaria autoridade e tudo continuaria o mesmo. As disciplinas incluídas no currículo como “Educação para a Cidadania” também não apresentaram os resultados esperados. O que é necessário é recuperar esses valores básicos, e isso não será alcançado se não for feito em casa por causa de muitas medidas tomadas nas escolas.
Autoridade não é autoritarismo
Os professores não devem permitir desrespeito de qualquer tipo e perceber que, embora exista horizontalidade entre alunos e professores, também existem papéis que não devem ser esquecidos entre eles, papéis que devem ser cumpridos e linhas imaginárias que não devem ser superar
Até pouco tempo atrás, quando estudavam os professores, não eram acessíveis e não havia tutoriais, não havia flexibilidade, não havia segundas chances. Para respeitar, você não precisa ser “colega”, pois o “colega”, embora pareça melhor no início, geralmente acaba com uma falta de respeito muito grande que não beneficia nem o professor nem os alunos.
Uma sociedade mais permissiva
Sem perceber, parece que a sociedade se tornou mais permissiva. O aluno insulta o professor e nada acontece, eles até atacaram e nada acontece. Em vez disso, se o professor fizer alguma coisa, as consequências podem até ser presas. Tanta superproteção do aluno o está machucando … e, em muitos casos, isso se traduz em assédio aos professores.
Nesta sociedade permissiva, é permitida a violência de baixa intensidade que não possui agressão física, mas que existe desprezo diário. Se os alunos não respeitarem a autoridade em suas casas, eles não respeitarão seus pais … nem respeitarão ninguém fora de casa. E também, se em casa a figura do professor não é respeitada e seu trabalho é depreciativo, as crianças aprendem isso e depois as externalizam nas salas de aula.
É culpa da sociedade permissiva, os jovens não são realmente culpados por essa falta de respeito, pois fazem o que vêem.