Dicas para corrigir uma criança desrespeitosa
Dicas para corrigir uma criança desrespeitosa – Em algum momento da paternidade, os pais precisam suportar o comportamento desrespeitoso de seus filhos. Seja por algo menor como ignorar ordens ou tão irritante quanto uma série de maldições e insultos. Às vezes, seu filho se expressa improdutivamente. Quando isso acontece, você deve primeiro entender que é algo que acontece com frequência e que o comportamento do seu filho não é sua culpa. Além disso, você precisa saber como corrigi-lo, pois o comportamento desrespeitoso geralmente pode ser corrigido.
Embora o desafio seja desagradável, geralmente não é motivo de alarme – é provável que seu filho esteja apenas tentando superar sentimentos de frustração e desamparo. À medida que as crianças crescem, muitas vezes são dominadas por regras e expectativas. Eles querem mais autonomia, mas não sabem como obtê-lo; Como tal, eles agem para afirmar o controle sobre a situação.
Se seu filho não quiser fazer a lição de casa, por exemplo, você pode tentar conversar. Se você tiver sucesso e ele quiser falar com você, ele se safará (ainda que temporariamente). Na conversa, você estará tão ocupado falando sobre a atitude dele que a lição de casa se tornará uma reflexão tardia.
No entanto, embora seja importante reconhecer e facilitar a necessidade de independência de seu filho, você nunca deve tolerar ou incentivar comportamentos ofensivos e rudes. A chave para gerenciar uma criança desrespeitosa reside em permitir-lhe uma medida saudável de autonomia e, ao mesmo tempo, restringir métodos inadequados de auto-expressão. Com as dicas abaixo, você pode ajudar seu filho a parar com comportamentos desrespeitosos.
Não leve isso a sério
Quanto mais você internaliza as palavras e ações de seu filho, maior a probabilidade de ele reagir exageradamente. Isso aumenta a situação e motiva seu filho a continuar se comportando de maneira desrespeitosa. Afinal, mostrando ao seu filho que ele pode ter sua atenção, você está mostrando a ele que as técnicas dele são eficazes.
Em vez disso, a maioria dos especialistas recomenda que você não permita que coisas sem importância (como suspiros ou reclamações sob suas demandas) o incomodem. Além disso, você deve analisar objetivamente quais comportamentos desrespeitosos de seu filho são realmente prejudiciais. Você precisa se concentrar em corrigir esses comportamentos usando uma disciplina calma e consistente.
Modelo de comportamento respeitoso
Se você quer que seu filho seja respeitoso, é óbvio que você terá que ser um bom exemplo disso. De onde as crianças acham que agir desrespeitosamente resolve problemas? Geralmente, ao observar alguém que eles respeitam, eles usam métodos semelhantes para gerenciar seu desconforto.
Portanto, uma das melhores maneiras de conter o comportamento desrespeitoso é demonstrar estratégias saudáveis de controle da raiva. Evite falar mal dos outros pelas costas e seja sempre educado diante de seus filhos, mesmo quando estiver lidando com uma pessoa difícil.
Não deixe seu filho ser desrespeitoso
Embora nenhum dos pais pretenda incentivar o filho a ser desrespeitoso, alguns toleram inconscientemente esse comportamento, até que ele seja direcionado em sua direção. Pense, por exemplo, na seguinte situação: Um de seus professores está dando ao seu filho uma quantidade realmente pesada de trabalhos de casa. Naturalmente, você simpatiza com a situação dizendo ao seu filho que pode haver muito dever de casa que ele recebeu em casa.
Então, quando ele começa a reclamar sobre como o professor é injusto, insultá-lo ou fazer birra, você expressa que concorda com seu filho (pelo menos em parte). Que mensagem você acha que seu filho receberá se fizer isso? Ele entenderá que é aceitável e até útil tratar alguém com desrespeito quando você discordar dele.
Uma maneira melhor de lidar com esses tipos de situações é, como primeiro passo, ter empatia com seu filho. Valide seus sentimentos, por exemplo, dizendo: “Entendo que você se sente cansado e frustrado neste momento; está bem.” Depois de fazer isso, lembre-o de que, embora seus sentimentos sejam aceitáveis, ser rude e desrespeitoso não é. Sugira maneiras respeitosas para você e seu filho lidar com a situação, como ter uma conversa amigável com o professor sobre suas políticas de dever de casa.