As crianças são como barcos
Você quer saber como é possível que as crianças sejam como barcos? Sim, explicamos o porquê: as crianças são como barcos, precisam sair e experimentar suas próprias tempestades … e os pais são como um porto seguro, onde sempre podem voltar para recarregar suas energias, se sentirem seguros e seguir adiante.
O porto é o lugar seguro
O porto será sempre o local seguro para seus filhos. Como enquanto o barco (seu filho) está no porto (a casa dele), nada de ruim pode acontecer com ele. Está se preparando para poder entrar no mar, pois o destino de um navio é poder superar as ondas do mar e viajar livremente de um lugar para outro. Vivendo suas próprias aventuras e evitando os obstáculos que surgem em seu caminho. Ele escolherá seu próprio caminho e, posteriormente, suas próprias portas.
Com o tempo, o barco se tornará experiente no mar (vida) porque aprenderá a navegar cada vez melhor, embora, a princípio, as primeiras viagens possam ser um pouco complicadas. Seu filho aprenderá que a vida é o mar e que, nos portos, você sempre pode recarregar suas energias com pessoas diferentes (seus entes queridos), que esperam que você o abraça quando necessário. Mas você sempre terá uma porta preferida para ir (casa com seus pais).
Todos nascemos para velejar
Todos nós nascemos para navegar no mar da vida e, embora haja proteção em casa, é necessário poder correr nossos próprios riscos e viver os desafios que eles nos proporcionam para continuar aprendendo e crescendo.
Esse caminho fará com que seus filhos se encham de conhecimento e forças; eles serão capazes de avançar graças a tudo que aprenderam. Mas, para que eles sejam capazes de conseguir isso e sejam viajantes bem-sucedidos, é necessário deixar de lado as amarras. Que você permita que eles iniciem sua jornada e que sempre que precisar, você esteja no porto preferido, esperando por eles de braços abertos.
É verdade que, como pais, é natural querer manter os filhos em um local seguro, mas você não precisa fazer isso para sempre. Quando tiverem idade suficiente, assim como os pássaros voam quando estiverem prontos para voar, você terá que permitir que seus filhos zarpem. A permanência no porto é apenas preparatória para que eles possam navegar. Você está dando a eles habilidades suficientes para que eles possam avançar na vida com todo o sucesso possível.
E se você não quiser que eles zarpem?
Às vezes, os pais não querem que seus filhos zarpem e os superprotejam para que não o façam, mas isso não é bom para eles. Talvez você seja um dos pais que deseja que seus filhos fiquem no porto para sempre, mas você não pode fazer isso com eles. Mesmo se você acha que assim seus filhos estarão seguros e felizes, isso não é real. Eles precisam experimentar a vida para realmente crescer.
Seus filhos vieram a este mundo para criá-los como boas pessoas, para torná-los bons cidadãos. Embora o sorriso deles seja a sua vida inteira, você não pode sorrir para eles. Você é um grande pilar para a felicidade deles, mas não pode ser feliz por seus filhos … Eles precisam experimentar essa emoção e muitas outras para amadurecer emocionalmente e crescer como pessoa.
Para poderem velejar e velejar, precisam sentir-se amados e seguros em si mesmos. Para que eles possam estar preparados para começar a jornada. Eles precisarão de preparação através de valores, confiança, virtudes, forças e boa auto-estima.
Solte as amarras!
Embora não seja fácil liberar as amarras, é necessário fazê-lo. Você deve estar orgulhoso de ver seu filho navegar sozinho, escolhendo o curso e vendo como o barco dele é forte e estável, independente e capaz de superar as tempestades que surgem em seu caminho. Se você conseguir isso, terá que ser feliz, porque é graças a você que seu filho está preparado para poder avançar no mar da vida, de maneira saudável e independente.