A felicidade de seus filhos está em suas mãos
Não há pai ou mãe no mundo que não queira que seus filhos sejam felizes. A felicidade é a coisa mais importante na sua vida, ainda mais do que a sua! Todos os pais desejam que seus filhos cresçam saudáveis e felizes e, claro, eles se sentem responsáveis até certo ponto por isso ser assim. Na verdade, para isso, os pais têm muito destaque, pois sua atitude perante a vida ajudará a tornar isso possível.
Seu comportamento afeta seus filhos
Mesmo que você não perceba, a maneira como você age e vê a vida afeta diretamente seus filhos. No dia a dia você pode não perceber, mas é fundamental que esteja atento porque isso fará com que seus filhos se comportem de uma forma ou de outra. É natural que você tenha um certo senso de proteção para com seus filhos quando eles são pequenos, e esse desejo de protegê-los não cessa, mesmo enquanto eles continuam a crescer. Você quer ficar conectado com quem foi seu bebê ao longo da vida, e isso é normal. Não importa as circunstâncias ou o cansaço, seu bebê sempre será seu bebê, mesmo que as décadas passem.
À medida que seu filho cresce, sua maneira de ver o mundo também muda, assim como seu comportamento. Haverá épocas em que seu filho será mais rebelde do que os outros, e isso é bom, sua personalidade está em ascensão. O que acontece é que aquela bela conexão que você teve com seu filho quando ele era mais jovem pode ser seriamente afetada pelas reprimendas que são feitas a ele e pelos maus comportamentos que ele tem à medida que cresce.
Por que se comporta assim?
Você pode se surpreender com o comportamento deles. Que você não entende como o seu filho quando bebê era tão amoroso e afetuoso o tempo todo, e agora ele tem um comportamento que te faz sofrer e que parece que ele está sempre zangado e ainda por cima é desobediente. O que está acontecendo? Você está fazendo algo errado?
Não se culpe por isso, porque você não é culpado pelo comportamento dele, mas pode fazer sua parte para fazê-lo mudar para melhor. Não pense que você não pode fazer nada porque a criança “é assim” … sempre há momentos de mudança! Embora a genética tenha muito a ver com isso, ela não determina 100% o comportamento negativo de uma pessoa. Sempre há algo que pode ser feito para melhorar as circunstâncias.
Como você vive a vida afeta seus filhos
A maneira como você vive e se comporta afetam diretamente seus filhos. A atitude negativa ou ter comportamentos ruins ou tóxicos, como ignorar seus filhos por sua má atitude, constantemente gritando com eles, usando ameaças e punições … tudo isso pode fazer com que seus filhos, que poderiam ter crescido entre o amor e o respeito, comecem ficar na defensiva, pensando que eles têm que se defender constantemente contra você.
Quando as crianças testemunham situações desconfortáveis ou negativas, elas são afetadas emocionalmente, embora não o demonstrem por fora, sentem isso bem no fundo. Isso predispõe a mudanças na personalidade dos pequenos que poderiam ter sido evitadas com um comportamento mais comprometido por parte dos pais.
Seus filhos são leitores perfeitos de sua linguagem não-verbal e, se você estiver infeliz, seus filhos perceberão e seu bem-estar será seriamente afetado. Embora seja verdade que a vida tem momentos ruins e isso não pode ser mudado por nada, o que você tem em suas mãos é o poder de mudar sua atitude em relação a esses momentos ruins. A maneira como você lida com as situações difíceis da vida é decisiva para se sentir bem.
É assim que seus filhos podem crescer felizes!
Que seus filhos cresçam felizes com você está em suas mãos. Com seu comportamento e com seu equilíbrio emocional, você pode ajudar seus filhos a serem mais felizes em todos os aspectos de suas vidas. Se hoje você acha que não é possível porque você já perdeu aquela ligação mágica que tinha com seu filho, não se acomode! Você pode se reconectar com seu filho da maneira mais sincera e respeitosa possível e que seu relacionamento seja maravilhoso novamente. Siga essas dicas para que você viva melhor sua vida e seus filhos fiquem melhor ao seu lado.
Viva hoje
Quando dizemos viver HOJE, queremos dizer viver o presente. O passado é deixado para trás e o futuro é incerto. Você não tem magia para mudar as coisas que já fez ou as coisas que acontecerão no futuro. Mesmo que você seja um ótimo pai ou uma ótima mãe, se sua mente não estiver no presente, seus filhos podem se sentir negligenciados por você. Viva os pequenos momentos para que seus filhos se sintam amados por você o tempo todo. Aproveite a maneira como eles riem, como eles gostam de brincar com você, os pequenos detalhes …
Impulsione a comunicação
Lembre-se que a comunicação é fundamental, por isso converse com seu filho desde que ele é um bebê e não perca esse hábito. Ensine a seus filhos a importância da comunicação para que eles entendam seus comportamentos e, assim, você possa estimular a empatia deles por você e pelo resto do mundo.
Encare a vida com uma boa atitude
Ninguém está isento de momentos ruins na vida … mas a sua atitude e a forma como você lida com eles serão essenciais para a vida de seus filhos. Situações difíceis não devem ser vistas como castigos, mas sim como oportunidades de aprendizado e crescimento pessoal. Aceitar como a vida surge é fundamental e muito valioso para seu filho.