Desafios muito divertidos para fazer em casa com crianças
Desafios muito divertidos para fazer em casa com crianças: As melhores atividades para estimular sua vigilância mental e habilidades motoras.
Os desafios são uma ferramenta educacional muito útil, pois aumentam a criatividade e testam as habilidades dos mais pequenos em casa. Quer se trate de desafios de linguagem, culinária ou artesanato, eles são uma estratégia muito eficaz para se divertir com a família enquanto promove algumas das funções cognitivas das crianças e estimula seu desenvolvimento emocional.
Os desafios esportivos também são um excelente recurso para melhorar a coordenação e o equilíbrio das crianças, bem como melhorar as habilidades motoras. Sua integração na rotina das crianças é uma excelente forma de estimular a atividade física e ao mesmo tempo desenvolver a consciência corporal e espacial. No Palco Infantil, propomos aos mais pequenos desafios muito divertidos que podem ser enfrentados em família.
10 desafios para propor às crianças em casa
1. Pule em uma perna com cada perna
Este desafio consiste em saltar sobre uma perna enquanto segura a outra com as mãos para evitar apoiá-la no chão. É feito com uma perna primeiro e depois a outra. É um exercício muito útil para estimular o equilíbrio e a consciência corporal e espacial nas crianças. E, para adicionar um toque ainda mais divertido, você pode definir um número específico de saltos, por exemplo 10, ou em outra versão, competir para ver quem consegue resistir mais. As crianças vão se divertir muito!
2. Vire-se e ande em linha reta
O exercício consiste em virar no local, conduzido por outra pessoa ou por si mesmo, parando abruptamente e seguindo imediatamente uma linha reta previamente marcada no solo. Esta é uma maneira muito simples de reforçar o equilíbrio e a coordenação enquanto se diverte muito competindo para ver quem faz o melhor. Para torná-lo mais divertido, o ideal é que vários membros da família participem.
3. Prove os pratos
Não há melhor exercício para estimular o paladar dos mais pequenos em casa do que tapar os olhos com um lenço de papel e dar-lhes para experimentar diferentes pratos para que adivinhem do que se trata. Porém, é importante envolver as crianças desde o início, seja perguntando a opinião delas sobre quais alimentos testar ou mesmo acrescentando-os ao preparo de alguns pratos. Uma alternativa a este desafio é fazer diferentes rondas em que cada membro da casa tem de adivinhar um prato. Quem não entende, perde.
4. Cozinhe um prato
Este desafio é uma excelente oportunidade para motivar as crianças a cozinhar em casa. É procurar juntos uma receita de que todos gostem e começar a trabalhar para prepará-la. Se preferir, você também pode inventar uma nova receita com os ingredientes que tiver em mãos. A ideia é que os mais pequenos tenham um papel ativo e assumam as rédeas em várias tarefas, como misturar os ingredientes ou decorar o prato no final, o que vai estimular a sua criatividade e desenvolver a sua motricidade.
5. Faça origami
Não há melhor maneira de se divertir em casa com as crianças do que fazendo artesanato. Desta vez, o desafio é fazer figuras de origami para ver quem deixa o mais bonito ou o mais fiel ao original. Na Internet você pode encontrar muitos vídeos de origami para cada um fazer uma figura diferente. Embora, se preferir, você também pode competir fazendo a mesma figura para ver quem se encaixa melhor. É um excelente exercício para estimular a coordenação olho-mão em crianças e melhorar suas habilidades motoras finas.
6. Desenhe
A maioria das crianças adora desenhar e é também uma atividade perfeita para estimular suas habilidades motoras finas, testar sua criatividade e ajudá-las a expressar suas emoções. Nesta ocasião, o desafio é fazer um belo desenho juntos, em que cada membro da família contribua com detalhes que enriquecem a pintura. Lembre-se de que primeiro você deve escolher o tema do desenho e depois deixar sua imaginação correr solta.
7. Crie uma história
Outra forma de se divertir em casa e, ao mesmo tempo, estimular o desenvolvimento do pensamento e da criatividade das crianças, é criar uma história de família. A ideia é que cada participante contribua com conteúdo para a história até que você a conclua. Para fazer isso, você pode completar a história em turnos, para que cada um faça a sua parte. As crianças vão adorar!
8. Invente um instrumento musical
A música não é apenas divertida, mas traz muitas vantagens para o desenvolvimento cognitivo, físico e emocional das crianças. Portanto, uma boa maneira de passar o tempo em casa é criar um instrumento musical para as crianças brincarem mais tarde. As ideias são muitas, desde maracas com garrafas cheias de legumes e tambores com copos a guitarras com cordas finas esticadas num pedaço de madeira. Na Internet você pode buscar algumas ideias simples que você pode fazer com os recursos que tem em casa e depois curtir um autêntico show musical.
9. Diga trava-língua
Os twisters são um exercício ideal para incentivar o desenvolvimento do pensamento e da linguagem na mais pequena casa de uma forma simples e divertida. Uma forma de aproveitar essas vantagens é com este desafio, que consiste em cada membro da família repetir um trava-língua. Aquele que diz isso de forma mais clara e rápida vence. Para dar ao jogo um toque mais competitivo, você pode começar com trava-línguas simples e depois aumentar a complexidade.
10. O que você seria se fosse …?
Este desafio consiste em perguntar a cada membro da família o que seria se fosse um animal, alimento, planeta, país ou qualquer outra categoria que você possa imaginar. É uma atividade perfeita para treinar o vocabulário de crianças e ajudá-las a se conhecerem melhor. Se quiser adicionar alguma complexidade, você pode tentar jogar em outro idioma para revisar o vocabulário que você já conhece e ensinar novas palavras.