O Desenvolvimento da Linguagem na Infância
O desenvolvimento da linguagem é uma das realizações mais importantes ao longo dos primeiros anos de vida. Com cerca de 5 anos, as crianças já possuem o domínio essencial do sistema sonoro e da gramática do seu idioma nativo e adquiriram um vocabulário composto por milhares de palavras.
Essas habilidades de comunicação durante esse período inicial de vida são de extrema importância para o desenvolvimento social e acadêmico, por exemplo. Contudo, ainda que as crianças saudáveis, convivendo em ambientes sociáveis, adquiram o idioma que escutam com certa naturalidade, as taxas de desenvolvimento infantil são extremamente variáveis.
Desta maneira, a linguagem precisa ser absorvida a partir de um amplo contexto de interações sociais, e não como um simples meio de transmissão direta de informações.
É preciso encará-la como uma projeção das próprias crianças, a partir de veículos de trocas imediatas, de relações afetivas, e com diversas ferramentas de representação.
A linguagem é, por um lado, um meio de interação, de relação e de construção do conhecimento, e, por outro lado, algo que a criança precisa conhecer e dominar por completo, tendo consequências práticas ao longo de sua vida.
Como bem dissemos, é evidente que cada criança possui as suas próprias particularidades, mas, de uma maneira geral, há etapas similares que deverão ser cumpridas de acordo com a idade e o desenvolvimento cognitivo.
Veja também: Fundamentos do Letramento e da Alfabetização.
De acordo com o Conselho Federal de Fonoaudiologia, é possível exemplificar essas etapas da seguinte maneira:
1º ao 3º Mês de Vida
A comunicação com as pessoas ao redor é feita basicamente através de variações de entonação do choro e dos sons emitidos (mais evidente a partir da terceira semana de vida), conseguindo indicar quando está com fome ou sono, por exemplo.
Desde as primeiras semanas, já começa a compreender alguns sinais de comunicação ao observar a entonação da voz e a expressão facial do adulto.
4º ao 6º Mês de Vida
A partir do 4º mês de vida, a criança passa a emitir mais sons, mexendo a boca e variando a voz, como se ela estivesse se preparando para as primeiras palavras que em breve iniciarão.
7º Mês ao 1º Ano de Vida
Passa a ser mais frequente a produção de consoantes como “m”, “b”, “p” em sílabas, entre outras junções ainda sem significado, como “mama”.
Nesta idade, a criança olha quando é chamada pelo nome, sabe o significado de expressões simples como “não”, “tchau”, “dá” e “vem”.
1 a 2 Anos de Vida
A criança começa a falar as primeiras palavras com significado, como “mamãe” e “papai”. A partir dos 18 meses, novas palavras são aprendidas com muito mais facilidade. É a fase em que muito do que ouve, se aprende a falar.
Sua compreensão evolui tanto quanto a fala e ela já consegue manter pequenos diálogos. É esperado que a criança pronuncie as palavras erradas, pois ela ainda não aprendeu todos os sons das consoantes. À medida em que vai adquirindo maior habilidade dos movimentos da boca, estes erros vão reduzindo e a fala vai ficando mais fácil de ser compreendida.
2 a 3 Anos de Vida
Neste período a criança aprende cerca de 200 a 400 palavras novas, passando a elaborar frases com 3 a 4 palavras, como “qué comer não” e a contar pequenas histórias com a ajuda de um adulto.
3 a 4 Anos de Vida
Seu vocabulário está ainda maior, com aproximadamente 600 palavras, passando a usar preposições, plural e sentimentos em frases longas de 6 palavras, tanto no presente, como também no passado e no futuro. Mantém um diálogo sem maiores dificuldades, e as histórias que conta têm mais detalhes. Apesar de ainda ter algumas trocas de letras, sua fala é facilmente compreendida.
4 a 5 Anos de Vida
Já conta histórias sem a ajuda do adulto ou de figuras. Usa com facilidade frases maiores, com adequada noção de tempo e condições, ainda apresenta dificuldade na flexão verbal em alguns momentos, mas é facilmente compreendida pois fala praticamente todos os sons das letras.
KIT SÓ ESCOLA
+ de 800 atividades para alfabetização exclusivas e atualizadas pensadas e elaboradas por profissionais renomados.
O KIT CONTÉM:
?Alfabeto para Colorir
?Atividades das Vogais
?Caderno dos Pontilhados
?Caderno de Caligrafia
?Caderno das Cores
?Textinhos para Leitura e Interpretação
?Caderno de Desenhos
?Autoditado Ilustrado
?Fábulas para Leitura
?Fichas com Família Silábica
?Fichas de Leitura Simples e Complexas
?Atividades com Sílabas Simples e Complexas
?Apostila de Matemática
São mais de 850 páginas de conteúdo em PDF ?
Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas.
- O kit é para crianças entre 1 a 10 anos de idade, mas também pode ser usado por crianças de outra faixa etária como um reforço do aprendizado.
- Pode ser usado também como um complemento escolar para reforçar a leitura e escrita, além de trabalhar com a motricidade fina.