Quais são os sintomas mais comuns de TDAH em crianças?
Quais são os sintomas mais comuns de TDAH em crianças? Identificar crianças com TDAH geralmente não é difícil, pois sua incapacidade de permanecer calmas e seu comportamento inquieto as denuncia.
Geralmente são crianças que reagem de forma apressada, que têm dificuldade em esperar a sua vez e ficar focadas na mesma atividade por longos períodos de tempo. Na maioria dos casos, esses sinais começam a aparecer antes do início das aulas e se manifestam ao brincar com os amigos, assistir TV ou sentar à mesa para comer.
Entre os sintomas mais comuns estão:
1. Excitação motora intensa
A hiperatividade costuma ser o sintoma mais comum de TDAH, muitas vezes responsável por problemas na esfera social. É uma sensação de inquietação muito intensa que impede a criança de ficar calma e concentrada em uma atividade. Assim, movem muito as mãos e os pés, falam demais, correm, pulam e se movem constantemente, mesmo que seja inapropriado. Muitas crianças com TDAH não conseguem nem brincar quietas porque não têm muita paciência e, na maioria dos casos, é difícil para elas ficarem paradas no mesmo lugar.
2. Pouca atenção
A desatenção é outro dos sintomas mais típicos das crianças com TDAH, sendo o principal problema que leva ao fracasso escolar na maioria dos casos. Na verdade, é comum que crianças com TDAH tenham dificuldade em processar informações e seguir instruções quando faladas, bem como problemas para se concentrar em uma tarefa, especialmente se não gostarem. Eles também costumam ter problemas para organizar suas tarefas e atividades diárias, pois são facilmente distraídos por qualquer estímulo externo.
3. Impulsividade acentuada
O comportamento impulsivo de crianças com TDAH é outro dos sintomas que os diferenciam. Frequentemente, eles respondem às perguntas antes mesmo de as perguntas serem feitas, tomam decisões precipitadas sem pensar muito e têm dificuldade em esperar a vez, seja na aula, em um jogo ou na fila. Da mesma forma, tendem a se intrometer nas atividades dos outros, o que geralmente leva a brigas com seus pares e, é comum que quando os demais não fazem o que desejam, sejam agressivos e violentos.