Os riscos mais importantes a que as crianças estão expostas na Internet
Os riscos mais importantes a que as crianças estão expostas na Internet
- Conteúdo inapropriado. Se as crianças navegarem na Internet sem filtros ou controles, elas serão expostas a conteúdo indesejado ou impróprio para sua idade. Pode ser conteúdo violento ou adulto, materiais discriminatórios ou odiosos, publicidade invasiva ou sites que defendem comportamentos perigosos, como automutilação, suicídio e anorexia. Esse tipo de conteúdo pode ter um grande impacto na mente das crianças, causando traumas ou promovendo comportamentos de risco.
- Contato com estranhos. Quando as crianças acessam fóruns ou redes sociais, podem estabelecer contato com estranhos, o que implica um risco, pois podem encontrar pessoas que tentam persuadi-las a realizar comportamentos insalubres ou diretamente perigosos. Em alguns casos, esses contatos não se limitam ao ambiente virtual, mas estimulam a criança a se inserir no mundo real, mesmo representando um risco à sua integridade física.
- Comportamentos vulneráveis. Esse tipo de risco ocorre quando as crianças não têm certeza de como devem se comportar na Internet e cometem atos que as deixam vulneráveis. É o caso de crianças ou adolescentes que publicam fotos ou vídeos comprometedores, compartilham conteúdos nocivos a outras crianças ou fornecem dados pessoais que acabam em mãos erradas.
- Vício em internet. A Internet também apresenta um alto risco de dependência, especialmente em crianças e adolescentes cujos mecanismos cerebrais de autocontrole ainda não se desenvolveram suficientemente. Na verdade, um estudo realizado em 31 países indicou que cerca de 6% das crianças já sofrem de dependência da Internet, um transtorno que pode prejudicar suas relações sociais e afetar seu desempenho escolar.
Para minimizar esses riscos, é importante que os pais protejam seus filhos, oferecendo-lhes o ambiente de navegação mais seguro possível e educando-os para aprender a detectar os perigos que se escondem na Internet.