7 ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO COGNITIVA PARA IDOSOS

Selecionamos nesta postagem 7 atividades de estimulação cognitiva para trabalhar com idosos.

A estimulação cognitiva inclui todas as atividades que são direcionadas para manter ou melhorar o funcionamento cognitivo em geral através de exercícios de memória, percepção, atenção, concentração, linguagem, funções executivas, funções visão espacial, etc.

Consiste em estimular e manter as habilidades cognitivas existentes, com o intuito de melhorar ou manter o funcionamento cognitivo e retardar a deterioração que ocorre.

À medida que envelhecemos, nosso corpo muda por dentro e por fora. Todos nós vemos, em maior ou menor grau, como algumas das habilidades cognitivas diminuíram ao longo do tempo e de maneiras diferentes em cada pessoa: uma deterioração mais rápida ou mais lenta.

Essas mudanças que ocorrem no nível cognitivo podem ser a consequência da passagem dos anos – problemas de memória associados à idade – de uma deterioração progressiva que pode terminar em demência – comprometimento cognitivo leve – ou uma doença neurodegenerativa – tipo de Alzheimer, demência vascular entre outras.

Por esse motivo, deve-se levar em consideração que a estimulação cognitiva que é realizada não pode ser a mesma para todas as pessoas, é importante que os profissionais da área, neuropsicólogos, façam uma avaliação e avaliação das áreas cognitivas por meio de testes validados cientificamente, e então estabelecer os exercícios adequados ao nível cognitivo e motivações de cada pessoa.

7 ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO COGNITIVA PARA IDOSOS

Confira as atividades para imprimir:


Quer ter acesso ao material completo com mais de 370 ATIVIDADES para estimular e desenvolver a atenção, percepção, funções executivas, linguagem, orientação temporal e memória?

Tenha acesso EXCLUSIVO e IMEDIATO a 12 apostilas de estimulação cognitiva para idosos.