13 de Outubro – Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional
O dia 13 de Outubro é uma data de grande importância para a saúde e reabilitação no Brasil. Nesse dia, comemora-se o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional. Ambas as profissões são essenciais para garantir qualidade de vida a pacientes que necessitam de cuidados especiais, recuperar funções e proporcionar uma vida mais independente e saudável.
A escolha desta data deve-se ao fato de ela marcar a origem dessas profissões, sendo tradicionalmente celebrada pela categoria, mesmo sem reconhecimento legal. Contudo, em janeiro de 2015, a presidenta Dilma Rousseff oficializou a comemoração em âmbito nacional ao sancionar a Lei nº 13.084.
1. Breve História
O reconhecimento destas duas profissões no Brasil data da década de 1960. No dia 13 de outubro de 1969, através do Decreto Lei nº 938, foram regulamentadas as profissões de Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional, tornando-se um marco na consolidação destes campos de atuação na saúde brasileira.
2. O papel do Fisioterapeuta
O fisioterapeuta é o profissional de saúde especializado em diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinético-funcionais de órgãos e sistemas. O seu trabalho é voltado para a reabilitação e recuperação de pacientes que apresentam problemas musculoesqueléticos, neurológicos, cardiorrespiratórios, entre outros.
Por meio de técnicas e métodos específicos, como massoterapia, termoterapia, eletroterapia e cinesioterapia, o fisioterapeuta visa restaurar, desenvolver e manter a capacidade física do paciente.
3. O papel do Terapeuta Ocupacional
O terapeuta ocupacional trabalha com o objetivo de reabilitar e adaptar o indivíduo para a realização de atividades cotidianas, seja por meio do desenvolvimento, recuperação ou adaptação. Esta profissão foca na autonomia e independência do paciente, atendendo pessoas com deficiências, transtornos mentais, dificuldades de aprendizagem, entre outras condições.
Por meio de atividades terapêuticas, adaptações e técnicas específicas, os terapeutas ocupacionais estimulam a participação ativa do paciente em atividades que tenham significado para ele, como cuidar de si mesmo, trabalhar, estudar e se divertir.
Conheça a FONO FÁCIL: Materiais terapêuticos e pedagógicos criados com muito carinho. (saiba mais clicando aqui).
4. Importância para a Sociedade
Ambas as profissões são fundamentais para a reabilitação e qualidade de vida de milhares de brasileiros. Seja após um trauma, uma cirurgia ou no acompanhamento de doenças crônicas, os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais trabalham em conjunto com outros profissionais da saúde para proporcionar o melhor tratamento possível.
Além disso, com o envelhecimento da população, estas profissões tornam-se ainda mais essenciais, garantindo que os idosos tenham uma vida mais ativa, saudável e autônoma.
- Conheça o KIT ESTIMULAÇÃO COGNITIVA: São mais de 370 ATIVIDADES para estimular e desenvolver a atenção, percepção, funções executivas, linguagem, orientação temporal e memória. (Saiba mais clicando aqui).
5. Conclusão
O Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, comemorado em 13 de outubro, é uma oportunidade de valorizar, reconhecer e agradecer a estes profissionais pelo seu papel fundamental na reabilitação e promoção da saúde. É uma data que lembra a todos da importância do cuidado integrado, da empatia e da dedicação na busca por uma vida melhor e mais plena para todos.