Atividades Educativas: 16 Dicas para o Professor Criativo
Muito falamos em Tecnologia na Educação recentemente, e maneiras de aplicá-la. Porém sabemos que o professor moderno tem que desenvolver competências que vão além do ensinar. Atualmente é exigido muita criatividade para que o professor desenvolva atividades educativas que sejam ao mesmo tempo lúdicas, atraentes e principalmente criativas. Pensando nisso preparamos o Guia do Professor Criativo com 16 sugestões de atividades educativas para explorar a criatividade.
Atividades Educativas: 16 Dicas para o Professor Criativo |
16 Dicas de Atividades Educativas
Muitos educadores e mesmo os alunos consideram as atividades atuais ultrapassadas e não acompanham mais os alunos online. Por isso o professor deve adaptar as atividades em sala de aula, assim como metodologias de ensino que utilizam a Tecnologia.
Não deixe de ver:
Entendemos que o professor tem diversas atividades além da aula. São várias turmas, atividades, provas, etc. Os conteúdos precisam ser desenvolvidos e trabalhados. Tudo exigindo do professor atenção, solução e crescimento.
Confira a seguir 16 dicas de atividades em sala de aula que são simples de desenvolver e irão despertar a atenção dos alunos. Procure colocá-las em prática, fazendo as devidas adaptações, conforme a sua realidade:
1. Use jogos educativos: Jogos normalmente são envolventes. Você pode usar, desde um simples jogo de memória como FlashCards ou uma competição entre times usando um Quiz online.
2. Estimule a criatividade do aluno: Proponha atividades que estimulam o aluno a criar algo, o Mapa Mental é uma ótima ferramenta para isso.
Atividades Educativas: 16 Dicas para o Professor Criativo |
Leia também:
3. Elabore situações problemas para os seus alunos resolverem: As pessoas naturalmente gostam de desafios. Estudos de caso com problemas a serem resolvidos são uma ótima atividade principalmente para matérias de ciências e exatas.
4. Desenvolva atividades fora da sala de aula: Pode ser dentro da própria escola, mas mude o ambiente. Use o pátio, biblioteca ou um laboratório. Isso desperta o interesse e motivação dos alunos.
5. Envolva os alunos: Dê responsabilidade a eles. A técnica de Sala de Aula Invertida funciona bastante. Cada aluno ou grupo fica responsável por apresentar um tema e trazer a sala de aula. O conteúdo é apresentado por eles, o professor atua como um mentor no processo.
6. Crie atividades em Grupos: Crie grupos de estudo online por afinidades ou interesses, proponha atividades dentro da sala de aula, sugira que eles desenvolvam um projeto que perdurará o período do curso.
7. Introduza cada conteúdo de forma diferente: Hora inicie a aula com um Quiz, outra vez envie FlashCards com os principais temas como dever de casa. Proponha uma leitura, ou uma pequena discussão. Atividades diferentes fazem com que o aluno memorize o momento e relacione o conteúdo à atividade.
8. Mude o formato da sala de aula: Altere a disposição das mesas e cadeiras. Use o formato de grupos, auditório, etc. Isso quebra a rotina e os alunos se sentem mais confortáveis.
9. Use a Tecnologia: Utilizar computadores e celulares é positivo pois aproxima o aluno da rotina dele. Desenvolva atividades com computadores ou tablets. A atividade deve ser bem estruturada para que não se perca o foco. Conheça mais metodologias de ensino que utilizam a Tecnologia de forma simples e funcional aqui.
Atividades Educativas: 16 Dicas para o Professor Criativo |
10. Transforme os alunos em Co-autores: Estimule com os alunos preparem as aulas, o professor atua como mentor orientando no processo. Cada aluno apresenta um tema. Isso ajudará não só no envolvimento com a matéria mas o prepara para outras situações.
11.Utilize Redes Sociais: Atividades com blog ou twitter são dinâmicas. Sugira que a classe crie um Blog como se fosse um personagem da história. Ou use o twitter para corrigir o português dos famosos!
Atividades Educativas: 16 Dicas para o Professor Criativo |
12. Sinergia entre as matérias: Como a geografia pode casar com história. Isso pode ajudar os alunos a melhorar compreensão dos fatos e torna o assunto mais interessante.
13. Traga Jornais e Revistas: Mantenha-os atualizados e conecte notícias diárias com o tema da aula.
14. Introduza novas técnicas de didática: Desenvolva atividades educativas de acordo com o aproveitamento da turma. Faça uma pesquisa com eles.
15. Explore Recursos com áudio e Imagem: Utilize vídeos, músicas, além da própria internet como já citamos. Isso desperta a atenção dos alunos e trabalha vários sentidos no processo de aprendizagem.
16. Desafie os alunos: Coloque atividades e problemas sempre um grau mais difícil. Mostre para eles como são capazes de ir sempre além!
Ao unir a pedagogia tradicional com atividades mais próximas da vivência diária dos alunos, o professor provoca maior interesse nos estudantes pela aprendizagem.
Atualmente temos nossa atenção desviada para outras atividades, por isso o professor precisa buscar alternativas atraentes para que os jovens sintam prazer em aprender. E não tenha receio de introduzir a tecnologia no processo de educação, afinal a tecnologia faz parte da rotina dos estudantes fora da sala e eles se sentirão confortáveis com a proposta.
Não deixe de conferir:
Confira o Mapa Mental que criamos para te ajudar: