Entretanto: O que é, significado

O que é o Entretanto?

O termo “entretanto” é bastante utilizado na língua portuguesa, tanto na fala quanto na escrita. Trata-se de uma conjunção adversativa, ou seja, uma palavra que estabelece uma relação de oposição ou contraste entre duas ideias ou informações. O “entretanto” é utilizado para introduzir uma informação que contradiz ou contrapõe o que foi dito anteriormente, trazendo um novo ponto de vista ou uma ressalva.

Significado do Entretanto

O significado do termo “entretanto” está diretamente relacionado à sua função gramatical. Quando utilizado em um texto, ele indica uma mudança de direção ou uma ressalva em relação ao que foi dito anteriormente. É uma forma de introduzir um contraponto ou uma informação que pode modificar o entendimento do leitor sobre o assunto abordado.

Em termos práticos, o “entretanto” pode ser utilizado para apresentar uma nova perspectiva, uma exceção, uma condição ou uma limitação em relação ao que foi mencionado anteriormente. É uma forma de trazer equilíbrio ao texto, mostrando que existem diferentes pontos de vista ou aspectos a serem considerados.

Exemplos de uso do Entretanto

Para compreender melhor o uso do “entretanto”, vejamos alguns exemplos:

1. “Eu gosto muito de praia, entretanto, não suporto o calor excessivo.”

Nesse exemplo, o “entretanto” é utilizado para introduzir uma informação que contradiz a primeira parte da frase. O autor gosta de praia, mas não suporta o calor, mostrando um contraste entre os dois elementos.

2. “O filme recebeu críticas positivas, entretanto, não foi um sucesso de bilheteria.”

Aqui, o “entretanto” é utilizado para mostrar uma contradição entre as críticas positivas recebidas pelo filme e o fato de ele não ter sido um sucesso de bilheteria. Ou seja, apesar das críticas favoráveis, o filme não obteve um bom desempenho financeiro.

3. “O projeto foi bem executado, entretanto, não atingiu os resultados esperados.”

Nesse caso, o “entretanto” é utilizado para indicar que, apesar da boa execução do projeto, ele não alcançou os resultados esperados. Há uma contraposição entre a qualidade da execução e o resultado obtido.

Outras formas de expressar o mesmo sentido

Além do “entretanto”, existem outras palavras e expressões que podem ser utilizadas para expressar o mesmo sentido de oposição ou contraste. Algumas delas são:

– No entanto

– Contudo

– Todavia

– Porém

– Apesar disso

– Não obstante

– Ainda assim

– Mesmo assim

Essas palavras e expressões podem ser utilizadas como sinônimos de “entretanto” em diferentes contextos, trazendo um contraponto ou uma ressalva em relação ao que foi dito anteriormente.

Conclusão

O “entretanto” é uma palavra muito utilizada na língua portuguesa para introduzir uma informação que contradiz ou contrapõe o que foi dito anteriormente. É uma forma de trazer um novo ponto de vista, uma ressalva ou um contraponto em relação ao assunto abordado. Além do “entretanto”, existem outras palavras e expressões que podem ser utilizadas para expressar o mesmo sentido de oposição ou contraste. É importante conhecer essas palavras e saber utilizá-las adequadamente para enriquecer a escrita e transmitir com clareza as ideias desejadas.