Projeto de Intervenção Pedagógica
Projeto de Intervenção Pedagógica |
Olá amigos e amigas do SOESCOLA.COM.
Hoje trago para vocês um PROJETO para incentivar outros à prática de jogos no auxílio das aprendizagens enviado por E-mail por Lourdes Possatto.
Veja também:
Projeto de Intervenção Pedagógica |
TÍTULO: Jogos didáticos
pedagógicos para a alfabetização e letramento das crianças da educação infantil e ensino fundamental na Escola Municipal Leôncio Pinheiro da Silva. |
IDENTIFICAÇÃO
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PROPONENTES: Orientação de Estudos e
Professores Alfabetizadores da Escola Leôncio Pinheiro da Silva. |
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Tipo de Projeto |
Projeto Educacional – Didático – Pedagógico
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INTRODUÇÃO
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Através
da história sabe-se que em todas as culturas e civilizações, o jogo tem sido uma ação indispensável na vida e no desenvolvimento do homem como um ser humano. A necessidade de brincar surge com a infância, respondendo em todas as fases de motivações de vida que são consistentes com o desenvolvimento do potencial físico e intelectual do indivíduo. Essa necessidade é mantida durante toda a vida.
O
jogo é um campo de grande interesse para a ciência educativa, a partir dela, podemos observar manifestações psíquicas, traços de caráter e personalidade das crianças, contribuindo para a erradicação dos comportamentos inadequados que às vezes se manifestam livremente.
O
jogo é uma atividade fundamental para a criança, especialmente no primeiro estágio da sua vida; permite que você interaja, através dele começa a desenvolver valores como a solidariedade, responsabilidade, honestidade, amizade e cooperação, bem através do jogo melhoram a sua aptidão, libera energia estimula a faculdade de coordenação e concentração, desenvolve agilidade mental, estimula a capacidade de resolver problemas e permite a troca de ideias e experiências durante o desenvolvimento.
As
Nações Unidas, na sua “Declaração dos Direitos da Criança” proclamou que
“Toda
criança terá ampla oportunidade para brincar e divertir…” e que a sociedade e as
autoridades públicas devem estar preocupados
em promover o gozo deste direito. “
Entre
as teorias fundamentais do século XX sobre a importância dos jogos está a teoria do psicólogo suíço Jean Piaget, que vê o jogo na condição do desenvolvimento da criança. Cada estágio está intimamente ligado a certo tipo de jogo. Mesmo que eles podem ser vistos de uma sociedade para outra e de um indivíduo para outro, as mudanças de ritmo ou idade de início dos jogos, a sequência é a mesma para todos. Para Piaget jogo é um verdadeiro revelador de evolução mental da criança.
Na
teoria psicanalítica de Freud, o jogo pode ser ligado a outras atividades da criança, e mais particularmente com o sono. A função jogo acaba por ser essencial, reduzindo assim às tensões nascidas a impossibilidade de desejos, mas o sono, ao contrário, o jogo. Ele baseia-se numa operação permanente entre o imaginário e o real.
Enquanto
isso, L.S Vigotski, – cujas ideias são a base da teoria de Elkonin- a partir de uma abordagem histórico-cultural, aborda as origens e papel do jogo no desenvolvimento da criança posando pré-escolar dois problemas fundamentais. O primeiro é como o jogo vem no desenvolvimento da criança, isto é, o problema é que papel esta atividade desempenha no seu desenvolvimento, ou seja, o significado de desenvolvimento de jogos como um pré-escolar caminho. É o jogo forma dominante ou simplesmente uma forma predominante de atividade criança durante esta idade?.
Neste
tipo de crianças brincam assumir papéis adultos, o seja jogo de papeis, e refletir criativamente essas atividades e relações sociais eles definir entre si. É considerada uma atividade fundamental na pré-escolar, porque as pequenas encontram-se neste tipo de jogo a própria contradição da sua idade: eles querem ser como os adultos e fazer tudo o que eles fazem, apesar de suas possibilidades reais não é permitido.
É
“no jogo do papel, onde eles podem fazer “mãe” e “passar” as roupas do seu “Bebê” de motorista” e “dirigir” o “carro” como o pai… Sempre em um plano imaginário. Este tipo de jogo tem influência significativa no desenvolvimento mental da criança, que é uma forma de a solução da contradição acima.
A partir daí, todos os tipos de jogos que fazem
parte de um recurso lúdico, passam a ser importantes para uma proposta de ensino que leva em conta o desenvolvimento da criança através desses recursos.
Por meio dos jogos a criança pode desenvolver
várias habilidades de comunicação para o desenvolvimento intelectual por meio do exercício da atenção, pelo estímulo à imaginação.
Os jogos, as brincadeiras, as artes, as músicas
são um dos aliados na prática escolar para o desenvolvimento da criatividade e a independência das crianças.
O jogo deve ser usado como estratégia na
construção do seu conhecimento. É preciso que deixe a criança brincar para poder expressar suas fantasias, experiências e desejos, pois no seu mundo imaginário é possível excluir o que lhe perturba, para dominar seus medos, para exprimir sua natural agressividade, de forma calma e segura de maneira socialmente aceita, para que possa construir sua capacidade e favorecer toda a expressão de sua personalidade. |
Estrutura:
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Justificativa
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Viabilizando
novas perspectivas e possibilidades aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (desde a educação infantil ao quinto ano do ensino fundamental), e principalmente buscando suprir as necessidades e dificuldades encontradas. Os Professores Alfabetizadores, juntamente com a Orientação da Escola Municipal Leôncio Pinheiro da Silva, buscou promover a elaboração e execução deste projeto que tem como diretriz à introdução de atividades lúdicas através de jogos diversos, os quais sejam permissíveis na condição de colaborar com o processo de desenvolvimento de habilidades no processo ensino/aprendizagem, desta forma abrangendo às faixas etárias inerentes aos anos iniciais do Ensino Fundamental.
A proposta dos professores e equipe diretiva da
E. M. Leôncio P. da Silva, é confeccionar material com o objetivo de proporcionar aos educandos e a comunidade um meio de interação entre ambos. Com a finalidade de melhorar os índices de aprendizagem e sanar as dificuldades encontradas pelo aluno. |
OBJETIVOS
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Objetivo Geral:
Confeccionar jogos didáticos para
alfabetização e o letramento das crianças do pré I ao 5° ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Leôncio Pinheiro da Silva.
Objetivos específicos:
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METODOLOGIA
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O projeto foi
elaborado pela equipe de professores juntamente com a direção da escola visando melhorar os índices do IDEB, e elevar o desenvolvimento aprendizagem escolar.
O projeto vai
ser desenvolvido no período do mês de abril a outubro de 2016, sendo que o mesmo ocorrerá nos dias e horários contidos no cronograma. O projeto visa atender a todos os alunos que ficam nas dependências da escola esperando pelo transporte escolar e a comunidade.
Os professores pesquisarão
os jogos que serão confeccionados de acordo com as necessidades e níveis de desenvolvimento. Esses jogos serão utilizados como recurso didático durante as aulas e aplicados aos alunos em horário extracurricular conforme descrição no cronograma.
Durante o jogo
será avaliado o desenvolvimento a partir das regras e os objetivos dos jogos.
RECURSOS:
Recursos
Humanos: Diretores, orientadores pedagógicos, professores/educadores Alfabetizadores, alunos do Ensino Fundamental.
Recursos Materiais: folha de papel CHAMEX,
cartolinas, pincéis, material reciclável, bolas, jogos lúdicos, Folha de papel pautado, retroprojetor, impressoras, computadores, canetas, quadro, entre outros.
Espaço Físico: Área especifica da Escola.
Proponentes:
Adriel Cardoso
de Abreu, Cladis R. Jagnow, Dilair B.S. Luiz, Ilenair Lunardi, Ilzeny B. Rodrigues, Stéfani Lorena Tamioso,Lourdes B. Possatto, Maria B. Gerhardt, Rosenilda K. dos Santos, Vanusa F. V. Galvan, Vandressa Zatta, Yanelbys Miranda Camejo.
Local: Escola
Municipal Leôncio Pinheiro da Silva.
Público Alvo:
Todos os alunos dos anos iniciais ( Pré I, pré II, 1º, 2º, 3º, 4° e 5° anos) do Ensino Fundamental da escola da Escola Municipal Leôncio Pinheiro da Silva, Sorriso, MT.
Período de
desenvolvimento: a partir do dia 26 de abril do ano de 2016 ao dia 04 de outubro de 2016.
CRONOGRAMA:
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Total
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84
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AVALIAÇÃO
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A avaliação deste projeto será de caráter
diagnóstico, observando as peculiaridades individuais e coletivas dos expoentes e participantes do projeto; assim como das variadas características dos jogos. Valorizando as dinâmicas e flexibilidade no decorrer das apresentações da ludicidade. |
REFERÊNCIAS
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BRASIL. Congresso Nacional. Constituição
Federal Brasileira. Art. 205. Brasília, 1988.
_______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros
Curriculares Nacionais: TEMAS TRANSVERSAIS. Brasília: MEC/SEF, 1997.
_______. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional. Brasília. MEC/SEB: 1996.
FILHO, Adelson Murta (Adelsin). Barangadão
Arco-Íris: 36 brinquedos inventados por meninos e meninas. – São Paulo: Peirópolis, 2008.
SCAPATICIO, Márcia. Empapelamento: A arte de
transformar objetos. In: Revista Nova Escola, Ano XXVI, Nº 247, Nov. 2011. Ed. Abril, p. 77-79. |
Observações Gerais
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O Projeto ora elaborado poderá ser flexível,
podendo sofrer modificações necessárias de acordo com as necessidades da realidade onde será executado, assim como, absorver novas metodologias no desenvolvimento das atividades/modalidades lúdicas na leitura e escrita incluídas no projeto. |
Assinatura
da diretora: ________________________________________________________
da diretora: ________________________________________________________
Sorriso- Mato Grosso,
26/04/ 2016.
26/04/ 2016.
Algumas fotos do trabalho:
Fotos das noites de jogos
dos pais, filhos e comunidade e a utilização em sala de aula para auxiliar a
aprendizagem.
dos pais, filhos e comunidade e a utilização em sala de aula para auxiliar a
aprendizagem.
Projeto de Intervenção Pedagógica |
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A equipe SOESCOLA agradece Lourdes Possatto por disponibilizar este material. Um Abraço.