As crianças experimentam algo semelhante, eles podem se sentir sobrecarregados com as mudanças, mesmo com os mais pequenos. De fato, cada mudança em suas vidas implica que eles devem abandonar o que eles sabem, seja um gosto simples, um lugar ou um hábito, para descobrir uma situação completamente nova que exige um esforço de adaptação de sua parte. Além disso, como as crianças ainda não desenvolveram todas as suas habilidades e têm uma baixa maturidade emocional, é lógico que as mudanças as afetem de forma mais intensa do que os adultos.
Obviamente, todas as crianças não reagem da mesma forma a uma mudança, dependerá de diferentes fatores, da idade ao nível da maturidade emocional, do apoio social que recebem e do significado pessoal que dão à mudança. Portanto, algumas crianças são quase indiferentes a uma mudança de escola, por exemplo, enquanto outras desenvolvem uma desordem de ajuste de pleno direito.
Como as mudanças afetam as crianças?
Cinco sinais que indicam que a criança está tendo problemas para assimilar a mudança
1. Está confuso e inseguro
Diante de uma mudança, é normal que a criança se sinta confusa, especialmente se ele não sabe com certeza o que vai acontecer. Quando a criança sai de sua zona de conforto e deve se expor a uma situação que ele não conhece, é compreensível que ele se sente insegura. Neste ponto, uma das reações mais comuns é o isolamento; isto é, ele prefere passar mais tempo sozinho do que na companhia de amigos, enquanto reluta em descobrir coisas novas, porque ele tenta se apegar aos seus velhos hábitos.
2. Ele se irrita, chora e reclama continuamente
Chorar, estar com raiva ou mostrar rebelião são maneiras de expressar emoções e sentimentos. Portanto, se a criança se sente afetada por uma mudança e não é capaz de expressá-la com palavras, como acontece na maioria dos casos, ele pode manifestar através de seus estados emocionais. Na verdade, é muito comum ficar chateado, chorar ou reclamar por razões sem importância, que em outras circunstâncias passariam despercebidas.
3. Ele se comporta como quando era menor
Retornar aos comportamentos típicos de quando ele era mais novo é outro dos sinais clássicos que indicam que uma criança se sente afetada por uma mudança, é o que no campo de Psicologia é conhecido como “regressão”. Você pode começar a molhar novamente a cama, pedir o leite na garrafa ou dormir com os pais. É um mecanismo de compensação no qual, inconscientemente, a criança volta ao tempo em que se sentiu mais seguro e protegido.
4. Manifes comportamentos que não correspondem ao seu modo habitual de ser
Muitas vezes, muitas crianças que se sentem afetadas por uma mudança começam a manifestar comportamentos que não são específicos do seu comportamento. Por exemplo, se é uma criança organizada, pode começar a ser desorganizada, ou se é uma criança estudiosa, pode ser mais dedicada ao jogo. É uma reação instintiva, que o leva a assumir um comportamento rebelde, através do qual ele expressa sua insatisfação ou desconforto com a mudança.
5. Doenças secundárias aparecem
Às vezes, as crianças que sofreram uma mudança súbita em suas vidas desenvolvem uma desordem secundária, como: um distúrbio alimentar, um sono ou mesmo um distúrbio emocional severo. No entanto, o mais comum é que eles apresentam sintomas como falta de apetite , pesadelos, dificuldades em adormecer ou irritabilidade.
Como as mudanças afetam as crianças?
Fonte do site ETAPA INFANTIL – Traduzido por – SÓ ESCOLA.