Como ensinar crianças e adolescentes a lidar com conflitos
Como ensinar crianças e adolescentes a lidar com conflitos: À medida que cresce, eles começam a experimentar muitas emoções intensas, que às vezes não são tão boas quanto parecem.
O intercâmbio emocional que vem com o crescimento oferece ótimas oportunidades para que as crianças e os adolescentes aprendam e experimentem diferentes formas de se relacionarem com o mundo. Por tudo isso, é importante ensinar crianças e adolescentes a lidar com conflitos.
Uma das formas de vida que mais ensina as pessoas é através dos relacionamentos. Todos os pais querem que nossos filhos e jovens desenvolvam suas mentes, sejam independentes e tenham curiosidade em encontrar sua independência. Tudo isso faz parte da transição saudável na idade adulta. Com esta transição saudável vem o conflito – o que nem sempre é saudável ou fácil. Como com qualquer outro aspecto difícil, é uma oportunidade para crescer e aprender novas lições.
Veja ainda:
Há maneiras de ensinar as crianças a serem fortes em seus relacionamentos e a crescer, devem aprender a “dar uma volta” mentalmente a partir de seu próprio ponto de vista e a encarar a situação como observadora, e não como participante . A pesquisa mostrou que é uma maneira eficaz de lidar com emoções e conflitos negativos.
Como ensinar crianças e adolescentes a lidar com conflitos: Aprenda a se afastar emocionalmente
Há um estudo recente que avaliou a importância de “dar um passo atrás” e examinou a questão: “Quando você se imagina no meio de uma briga, você sente que está lutando ou está se vendo em um filme? ‘
As pessoas que conseguiram distanciar-se da experiência quando sentiram sofrimento emocional têm diferenças com as que não o fizeram. As pessoas que recuaram a situação:
- Eles pensam sobre a experiência de outra forma
- Eles são capazes de refletir sobre a situação de forma a entender o significado do que aconteceu
- Eles são menos propensos a reproduzir a situação em sua mente uma e outra vez (a ruminação é um fator de risco para a depressão)
- Eles são menos propensos a culpar outras pessoas do que eles
- Eles se irritam de uma maneira mais saudável e se adaptam para lidar positivamente com argumentos e conflitos. O poder desta estratégia aumenta com a idade, quanto maior a pessoa, mais eficaz será a diluição da emoção, embora, após 10 anos, as crianças possam marcar a distância emocional para controlar suas emoções.
Como ensinar crianças e adolescentes a lidar com conflitos: Quando você recuar
Imagine que você tenha o seu rosto pressionando um copo: é frio, é difícil, está claro, mas como você tem o rosto tão perto do copo, você não consegue ver bem o que está por trás disso, você só sente que é difícil e frio. Se você tomar uma ou duas etapas para trás, você poderá ver o que está por trás do vidro, você mesmo poderá ver as coisas de diferentes perspectivas. Quando você está muito perto de algo, você perde a grande imagem e também o ponto de vista dos outros, todos os conflitos são assim. Mas como ensinar as crianças a fazer isso?
Em meio à intensa emoção, há uma tendência a acreditar que os outros não entendem o que está acontecendo ou estão errados. O tempo é importante e é por isso que devemos deixar espaço entre o conflito e a outra pessoa para pensar e ouvir a si mesmo. É necessário fazer com que a outra pessoa veja que ele não está sozinho e que é uma relação de ganha-ganha. A empatia e a assertividade são essenciais para que uma criança ou adolescente possa começar a lidar com conflitos de uma maneira boa.
Como ensinar crianças e adolescentes a lidar com conflitos
Com informações do site ETAPA INFANTIL.
Curta nossa página no Facebook e acompanhe as novidades: @SÓESCOLA